Percurso de navegação

Imaginar – Criar – Inovar - 02/03/2009

Logotipo: Criatividade e Inovação – Ano Europeu 2009 © CE

Vinte projectos expostos em Bruxelas ilustram a forma como a União Europeia promove a criatividade e a inovação

Desenvolver jogos de vídeo para sensibilizar os jovens para os direitos humanos, conceber um estojo de aprendizagem de línguas para condutores de camiões, recuperar tradições culinárias locais graças ao turismo, utilizar a arte como vector de desenvolvimento económico e de integração social: eis alguns exemplos de criatividade e de inovação, com repercussões em vários domínios, como a educação, a cultura, a cidadania, a integração social e o desenvolvimento local.

Financiadas por diversos fundos e programas europeus, estas acções dão resposta a necessidades concretas e dirigem-se a todas as camadas da população: empresários, particulares, pessoas em situação de exclusão social, estudantes, etc.

Os vinte projectos serão apresentados numa conferência europeia organizada em Bruxelas, em 2 e 3 de Março de 2009. Os participantes, provenientes dos 27 Estados-Membros, definirão os métodos mais eficazes para tirar partido dos resultados dos projectos e alargar as boas práticas a toda a União.

Na mesma óptica, a Comissão lançou a nova plataforma electrónica EVE Englishfrançais. Esta plataforma de intercâmbio interactiva e multilingue concentrará toda a informação sobre os projectos apoiados pela União Europeia nos domínios da educação e da cultura.

O ano 2009 foi designado Ano Europeu da Criatividade e da Inovação English. Para além dos inúmeros eventos e actividades English desenvolvidas ao longo do ano, a União Europeia defende uma estrátégia a longo prazo, promovendo uma sociedade baseada no conhecimento e na aprendizagem ao longo da vida, susceptível de assegurar a prosperidade da Europa e o bem-estar dos seus habitantes.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis