Percurso de navegação

Soluções criativas - 24/12/2008

Logotipo do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação  © EC

2009 é o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação.

Todos os anos, a UE escolhe um tema para uma campanha de sensibilização. O ano de 2009 será dedicado à criatividade e à inovação, com centenas de conferências, projectos e exposições por toda a Europa destinados a sensibilizar as pessoas para a necessidade de soluções imaginativas para os desafios actuais.

A UE defende há muito que uma abordagem criativa é a chave do sucesso numa economia global. A inovação é uma parte essencial tanto do pacote de medidas «alterações climáticas» da Comissão como do seu plano de relançamento da economia europeia, a qual atravessa hoje a pior recessão desde há décadas.

Embora o ano europeu da criatividade e da inovação English comece oficialmente a 7 de Janeiro com uma conferência e uma cerimónia de gala em Praga, já se realizou um primeiro evento: um concerto com instrumentos feitos de ... legumes frescos! Em finais de 2009, Bruxelas acolherá uma série de debates sobre a forma de fomentar ideias ambiciosas em benefício da sociedade.

No mundo de hoje, o crescimento económico depende de uma rápida inovação. Em transição para uma economia baseada no conhecimento, a UE é obrigada a desenvolver o seu potencial criativo. Em particular, os europeus devem mostrar-se abertos à mudança e ser receptivos a estratégias inovadoras.

Os professores têm aqui um papel crucial, mas difícil. Segundo Ján Figeľ, Comissário da educação, os professores deverão conciliar cada vez mais os programas curriculares tradicionais com a necessidade de os jovens adquirirem competências pessoais ("soft skills"), como o espírito de iniciativa.

Esta campanha ajudará a delinear a agenda da UE sobre a cooperação dos Estados-Membros na área da educação e da cultura. Os resultados poderão ser também canalizados para políticas noutras áreas como, por exemplo, o sector das empresas e do emprego.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis