Percurso de navegação

Dezenas de milhares de pessoas visitam as instituições da UE - 11/08/2008

Visitantes no Berlaymont durante as portas abertas

Embora não possam competir com Versailles, as instituições da UE atraem um grande número de visitantes

Não é costume pensar na Comissão Europeia como uma atracção turística, sobretudo no Verão quando todos anseiam pela praia. Porém, no ano passado, o braço executivo da UE acolheu 43 000 visitantes em Bruxelas.

A maioria vem da Europa, especialmente de países vizinhos, como a França e a Alemanha, representando os americanos mais de metade dos visitantes do exterior da UE.

Não estão previstas visitas guiadas ao emblemático Berlaymont, onde estão instalados os gabinetes dos 27 Comissários, mas as apresentações gerais sobre as instituições europeias, organizadas pelo Serviço de Visitas da Comissão, permitir-lhe-ão ficar a conhecer melhor a UE. As visitas decorrem no Centro de Visitas, situado nas proximidades, e consistem numa exposição geral de 90 minutos, seguida de uma sessão de esclarecimento. Os visitantes devem ter, pelo menos, 15 anos e fazer parte de um grupo organizado. As visitas são gratuitas e devem ser reservadas com 2 a 3 meses de antecedência.

Podem ser organizadas sessões de informação mais específicas, com uma duração mínima de meio dia e máxima de dois dias, para jornalistas, estudantes e outros grupos de interesse. Os programas são adaptados em função dos interesses específicos dos grupos, que podem encontrar-se com funcionários da Comissão.

Não pode vir a Bruxelas? Uma alternativa é uma visita à Representação da Comissão Europeia em Portugal, onde podem aconselhá-lo sobre uma possível contribuição para os custos, independentemente do sítio onde decorra a visita.

Também se podem visitar outras instituições da UE. O Conselho organiza conferências de informação e o Parlamento Europeu recebe visitas individuais ou de grupo nas suas instalações de Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. É possível assistir a uma sessão plenária ou participar num evento público.

Se tem mais perguntas, pode ligar para o EUROPE DIRECT (número gratuito e único para toda a UE) ou visitar um dos muitos centros de informação europeia dos 27 países membros.

As instituições da UE organizam ainda um dia de portas abertas uma vez por ano.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis