Percurso de navegação

Mais próximo dos comissários europeus - 07/08/2008

Margot Wallström trabalha com um computador portátil num escritório

Os blogues permitem o contacto directo com os comissários e mostram uma faceta mais pessoal dos principais responsáveis da UE.

Margot Wallström não pôde conter as lágrimas com a notícia do resgate de Ingrid Betancourt na selva colombiana. Quando Janez Potočnik andava no liceu, raramente pensava em política. Vladimír Špidla é um entusiasta de futebol.

Tal como acontece com os responsáveis governamentais de qualquer país do mundo, os comissários europeus são muitas vezes acusados de ser uns burocratas sem rosto. Contudo, os seus blogues English (seis actualmente, com a entrada na blogosfera dos comissários Dimas, Fischer Boel e Piebalgs) contam uma história muito diferente.

Na mais recente entrada do seu blogue, a Comissária das comunicações, Margot Wallström English, presta homenagem ao grande historiador, político e humanista polaco Bronislaw Geremek, falecido no passado mês de Julho num acidente de viação,estabelecendo um contraste com o antigo presidente servo‑bósnio Radovan Karadzic, recentemente detido sob a acusação de crimes de guerra.

"Os dois desempenharam um papel fundamental na transformação dos seus respectivos países e com as suas acções afectaram a vida de milhões de pessoas -mas de uma forma radicalmente diferente."

Numa entrada anterior publicada no início de Julho, Margot Wallström exprimia a sua emoção pelo resgate de Ingrid Betancourt após um cativeiro de mais de seis anos. "Tenho de confessar que me vieram as lágrimas aos olhos ao ouvir as palavras comoventes do filho e da irmã de Ingrid Betancourt na conferência de imprensa de ontem à noite", escreveu.

O Comissário da ciência e investigação, Janez Potočnik English, visitou recentemente a sua antiga escola secundária da Eslovénia para falar sobre o seu trabalho em Bruxelas. "Regressar ao meu antigo liceu trouxe-me à memória muitas recordações", escreve no seu blogue. "Nos meus tempos de estudante não ligava nenhuma à política, à integração europeia e a todas essas coisas. O importante eram as miúdas e o desporto ou, melhor, o desporto e as miúdas."

O Comissário do emprego, assuntos sociais e igualdade de oportunidades, Vladimir Špidla češtinaDeutschEnglishfrançais, fala no seu blogue dos esforços para melhorar as condições dos futebolistas profissionais das divisões inferiores, tema de actualidade após o campeonato europeu de Junho. Todavia, a importância do assunto não impede que aflore a sua paixão pelo desporto, escrevendo: "Os melhores futebolistas da Europa voltaram a impressionar-nos com jogadas magníficas e alguns golos espectaculares. É difícil falar deles sem sentir um pouco de inveja."

Os blogues, que convidam os leitores a deixarem os seus comentários, não são o único meio utilizado pela UE para se aproximar dos cidadãos. Graças a um novo sítio Web, também é possível conversar com os comissários europeus em tempo real. A UE tem também um mecanismo de consultas públicas oficial que costuma utilizar a fim de associar os cidadãos à definição das políticas.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis