Percurso de navegação

A diversidade cultural em destaque nas comemorações do aniversário da UE - 09/05/2008

Comemorações do Dia da Europa na Sicília

Filmes, concertos ao ar livre, festivais de rua, debates, concursos… 9 de Maio, um Dia da Europa para todos os públicos.

O Dia da Europa comemora anualmente a  Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950 – o primeiro passo para a criação da União Europeia de hoje .

Para assinalar este dia, realizam-se em toda a Europa actividades muito variadas, que vão desde a organização de cursos de cozinha (Malta) e da projecção de filmes como “Nous nous sommes tant haïs " (Dinamarca) à realização de desfiles de rua (Polónia). Todos estes eventos partilham um mesmo objectivo comum: promover a compreensão mútua.

Para os que apreciam a competição, há uma maratona em Itália, um concurso de tricot na Estónia, um concurso de desenho de postais na Finlândia, e ainda um pub quiz e um concurso de karaoke no Reino Unido.

Algumas actividades terão uma componente verde: na Lituânia, um barco flutuante, feito com garrafas de plástico usadas, largará amarras para uma viagem rumo ao Báltico; em Portugal, vai-se debater nas escolas o tema da energia e das alterações climáticas e os suecos debruçar-se-ão sobre a forma de tornar o comportamento dos consumidores mais ecológico.  

Outra iniciativa desta data - o Dia da Europa nas escolas Englishespañolfrançaisitaliano – procura sensibilizar os jovens para os esforços desenvolvidos pela União Europeia para ajudar os países em desenvolvimento.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis