Percurso de navegação

Uma cimeira da Primavera promissora - 14/03/2008

Conselho Europeu

A estratégia para o crescimento e o emprego e o pacote de medidas sobre o clima e energia contam-se entre os grandes temas do Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas, a 13 e 14 de Março.

Após um início incerto, a estratégia para o crescimento e o emprego DeutschEnglishfrançais começa a dar os seus frutos: os défices públicos foram reduzidos para metade em relação a 2005, o crescimento económico aumentou para 3% em 2007 e foram criados 6,5 milhões de empregos nos últimos dois anos. A Europa, porém, não tenciona ficar por aqui: assim, foi lançado, no dia 13 de Março, o segundo ciclo da estratégia para o crescimento e o emprego pelos dirigentes europeus, decididos a prosseguir esta via.

As alterações climáticas constituíram o tema de animados debates entre os Estados-Membros. A União Europeia tem agora de tomar decisões concretas para atingir os objectivos adoptados aquando da sessão do Conselho Europeu da Primavera em 2007. Os dirigentes europeus tinham-se comprometido nomeadamente a diminuir em 20% as emissões de carbono da União Europeia até 2020. O pacote de medidas sobre o clima e a energia DeutschEnglishfrançaisportuguês,  adoptado pela Comissão em 23 de Janeiro, visa traduzir na prática essas ambições. A obtenção de um novo acordo internacional para suceder ao protocolo de Quioto English permitiria progredir neste domínio.

A estabilidade dos mercados financeiros e as relações internacionais estão também na ordem do dia, em especial o projecto de uma «União para o Mediterrâneo». Esta iniciativa visa reforçar a cooperação entre os Estados-Membros e os países do Mediterrâneo que não pertencem à União Europeia.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis