Percurso de navegação

União Europeia: relatório intercalar prevê abrandamento do crescimento económico - 21/02/2008

Mealheiro com nota de 10 euros na ranhura

Este ano, o crescimento económico não deverá exceder os 2 %, ficando 0,4 pontos percentuais abaixo das previsões iniciais, enquanto os mercados financeiros mundiais tentam fazer face à actual situação de turbulência financeira.

Contrariamente ao que seria normal, as perspectivas económicas mundiais continuam incertas no início de 2008. As economias europeias têm aguentado bastante bem a tempestade mas, segundo a mais recente previsão económica para a UE English, o abrandamento do crescimento e a subida da inflação poderão estar próximos.

Para Joaquín Almunia, o Comissário responsável pelos assuntos económicos e monetários da UE, o melhor que a Europa pode fazer é manter o ritmo das reformas estruturais e políticas macroeconómicas sãs e estáveis e lançar rapidamente as medidas já aprovadas para fazer face à instabilidade financeira.

As perspectivas para as sete maiores economias da UE DeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisslovenčinaslovenščina (Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia e Reino Unido) sugerem que o abrandamento será de curta duração, desde que a economia dos Estados Unidos recupere rapidamente. O crescimento deverá retomar na segunda metade de 2008.

O aumento dos preços dos alimentos e da energia conduziu a uma subida recente na inflação, que passou de 2,3 % em 2007 para 3,2 % em Janeiro deste ano. Se estes preços estabilizarem, no final de 2008, o valor total da inflação na UE deverá situar-se por volta dos 2,5 %.

Numa aposta para reforçar o crescimento, a UE está a encarar o «desafio do carbono» como uma fonte potencial de novas oportunidades para as empresas. O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, encontrará dirigentes políticos e empresariais, o mundo académico, ONG e meios de comunicação na cimeira anual das empresas europeias English para partilhar ideias e soluções em matéria de alterações climáticas, energia e eco-inovação.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis