Percurso de navegação

Melhor desempenho dos mercados de consumo - 12/08/2014

Artéria comercial muito concorrida em Madrid © UE

Novos dados apontam para melhores condições em todos os mercados europeus. Só os setores dos serviços e da energia suscitam alguma preocupação.

Segundo o mais recente Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo English (en) , atualmente na décima edição, a maioria dos europeus está satisfeita com os mercados de bens. Mesmo os setores com um desempenho pior nos últimos anos, nomeadamente o setor dos veículos e dos serviços de transporte ferroviário, registam sinais positivos. Os serviços bancários continuam a ser o setor mais problemático, com os produtos de investimento e os empréstimos hipotecários nos últimos lugares da classificação.

A Comissão analisa a situação relativamente a centenas de produtos e de serviços em 52 mercados de consumo. Os mercados são então classificados pelos consumidores no âmbito de um inquérito realizado à escala da UE com base em quatro indicadores (preço, problemas e queixas, confiança nas empresas e níveis de satisfação).

O painel destaca as três áreas mais problemáticas:

  • banca
  • energia
  • telecomunicações

Os serviços públicos, os preços dos combustíveis e os mercados de automóveis usados também precisam de ser melhorados.

Os mercados dos serviços dão mais azo a problemas do que os mercados de bens dada a elevada complexidade de alguns deles e a existência de estratégias de marketing que, por vezes, dificultam deliberadamente a escolha do consumidor.

Os resultados do painel mostram também que existem na UE disparidades regionais em termos de satisfação. Nos Estados-Membros «mais antigos», os cidadãos mostram-se mais satisfeitos com o mercado retalhista e os serviços no setor automóvel. Por sua vez, nos «novos» Estados-Membros, os cidadãos estão mais satisfeitos com os serviços de telecomunicações.

Próximas etapas

As medidas da UE para melhorar as condições de mercado para os consumidores nos setores com pior desempenho incluem

  • novas regras para as contas de pagamento e os produtos de investimento de retalho
  • a Iniciativa «Continente conectado» Deutsch (de) English (en) français (fr)
  • esforços para aumentar a transparência da oferta e das faturas de energia

Além disso, a Comissão lançará dois estudos de mercado exaustivos:

  • um estudo sobre o mercado retalhista da eletricidade que irá comparar a situação atual com a de 2010 e analisar o impacto do terceiro Pacote da Energia DeutschEnglishfrançais
  • um estudo comportamental destinado a ajudar os consumidores a compreender melhor as condições dos contratos

Um estudo recente revela que os preços dos combustíveis apresentam frequentes flutuações, chegando mesmo, em alguns países, a variar várias vezes no mesmo dia. Os sítios de comparação de preços tornaram-se um instrumento útil para as entidades reguladoras poderem aumentar a transparência dos preços, o que pode levar a uma redução dos mesmos através de novas regras em matéria de preços.

Os problemas no mercado de automóveis usados estão a ser estudados em pormenor para identificar possíveis soluções.

Comunicado de imprensa: Continuam a melhorar as condições de mercado para os consumidores

Ficha informativa: 10.º Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo pdf - 539 KB [539 KB] English (en)

Monitorização do mercado English (en)

Os consumidores e a UE English (en)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis