Percurso de navegação

Qualidade das águas balneares: Chipre e Luxemburgo com os melhores resultados - 05/08/2013

Praia em Chipre © UE

A qualidade das águas balneares da Europa continua a melhorar. Quase todas as praias, lagos e rios europeus cumprem as normas de qualidade exigidas para se poder tomar banho.

Está a pensar ir à praia este ano? Então gostará certamente de saber que as águas de 95 % das praias e de 91% dos rios e dos lagos europeus satisfazem as normas mínimas de qualidade da UE.

Segundo o relatório mais recente relativo à época balnear de 2012, a maioria dos sítios recebem uma classificação «excelente» numa percentagem igual à do ano anterior, mas o número de sítios com uma classificação «suficiente» aumentou.

Resultados da análise das águas em 2012

O relatório anual sobre as águas balneares DeutschEnglishfrançais da Agência Europeia do Ambiente (AEA) baseia-se em amostragens realizadas em mais de 22 000 zonas balneares de toda a Europa.

As águas das zonas balneares são analisadas para detetar contaminantes e bactérias nocivas, como a bactéria «Escherichia coli», que indiciam a presença de águas residuais ou de resíduos da agropecuária.

Os melhores e os piores resultados

Em 2012, as zonas balneares de Chipre e do Luxemburgo registaram os melhores resultados, tendo sido classificadas sem exceção como «excelentes». A seguir estão Malta, a Croácia e a Grécia, com mais de 90 % das zonas balneares classificadas como «excelentes».

Os piores resultados (não cumprimento das normas mínimas) registaram-se na Bélgica (13 %), nos Países Baixos (7 %) e no Reino Unido (6 %).

Em Portugal, 86,7 % das 526 zonas balneares analisadas registaram águas de excelente qualidade, 9,5 % de qualidade boa ou suficiente e 4 delas não cumpriam as normas mínimas. Para informações sobre praias específicas, consulte o sítio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Embora a qualidade tenha melhorado em toda a UE, a Comissão e a AEA consideram que há ainda muito por fazer para garantir que todas as águas europeias sejam adequadas para tomar banho ou para beber. Isto implica reduzir a poluição decorrente das águas residuais, melhorar a drenagem das explorações agrícolas e controlar melhor os resíduos da agropecuária.

Vai a banhos?

  • Qualidade das águas balneares perto de si English

    Antes de escolher uma praia, verifique a qualidade das águas balneares

  • Sistema de Informação sobre a Água para a Europa English

    Descarregar dados e consultar mapas interativos

  • Significado dos símbolos sobre a qualidade das águas balneares English

    Quando tomar banho esteja atento a estes símbolos

  • Eye on Earth English

    Portal interativo sobre a qualidade das águas balneares perto de si

Mais informações sobre a qualidade da água e o ambiente English

Viajar na Europa 2012-2013

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis