Percurso de navegação

Semana Verde de 2013: Por um ar mais limpo - 03/06/2013

Especialistas europeus reveem a abordagem da UE em matéria de proteção do ambiente numa reunião anual em Bruxelas, de 4 a 7 de junho.

Ao longo dos anos, as regras da UE contribuíram para reduzir a poluição atmosférica na Europa. Mesmo assim, em algumas das cidades e regiões mais densamente povoadas, as pessoas continuam expostas a um ar de muito má qualidade, que, em determinados casos, excede por uma margem significativa os limites da UE aplicáveis às partículas finas, ao ozono e ao dióxido de azoto.

São, portanto, necessários mais esforços. Quase 4 em cada 5 English europeus é de opinião de que a UE deve propor medidas mais eficazes para combater a poluição atmosférica.

A Comissão Europeia está assim a preparar propostas para colmatar as lacunas na regulamentação em vigor. No âmbito desta revisão English , a Comissão organizou duas consultas públicas em linha. A segunda English terminou em 4 de março de 2013 e os resultados serão publicados em breve.

A Comissão está igualmente a recolher contributos para o fórum da edição da Semana Verde English deste ano, em Bruxelas. Cerca de 3000 cientistas, empresários, ambientalistas e funcionários públicos animarão o debate sobre formas de despoluir o ar na Europa. Qualquer pessoa se pode inscrever English para assistir ao fórum, que será transmitido em direto, via Internet.

Os trabalhos terão início na terça-feira, com uma discussão sobre o estado atual da qualidade do ar e o impacto da poluição atmosférica na saúde humana, abordando, por exemplo, a questão das mortes prematuras provocadas por doenças respiratórias, doenças cardiovasculares ou o cancro.

Os participantes serão postos a par dos principais resultados da revisão da estratégia da UE em matéria de qualidade do ar, atualmente em curso, bem como de algumas das opções políticas mais importantes em estudo. Essas opções estão em conformidade com o programa de ação ambiental para 2020 English da Comissão.

Serão em seguida debatidas as principais formas para aplicar eficazmente as normas de qualidade do ar da UE e reduzir os riscos para a saúde humana e o ambiente.

Os participantes analisarão as soluções, os recursos e as metas mais promissoras para melhorar a qualidade do ar na UE de uma forma sustentável.

A Comissão tenciona apresentar um conjunto de propostas no próximo outono.

Está ainda prevista a organização de cerca de 50 eventos English no resto da UE, nomeadamente em Portugal. Por exemplo, em Aveiro, a Semana Verde é assinalada com a organização de uma exposição, de um concurso e de uma conferência subordinadas ao tema «Conheces o ar que respiras?»

Mais sobre a abordagem da UE em matéria de ambiente English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis