Percurso de navegação

Semana Verde de 2011: mais resultados com menos recursos - 23/05/2011

Cartaz da Semana Verde, 24-27 de Maio de 2011: http://ec.europa.eu/greenweek © UE

Especialistas europeus alimentam o debate sobre a abordagem da UE em relação à protecção, preservação e melhoramento do ambiente.

Para a nossa sobrevivência e para uma economia sólida e moderna, dependemos de recursos como os metais, os minerais, os combustíveis, a água, a madeira, os solos férteis e o ar puro.

Dado que estes recursos são limitados, devemos passar a utilizá-los de forma mais sustentável. Uma das prioridades da UE, no âmbito da estratégia Europa 2020 English , é conseguir uma Europa eficiente em termos de recursos, a fim de assegurar um crescimento sustentável e a criação de emprego.

Cerca de 3500 cientistas, empresários, ambientalistas e representantes das administrações públicas reúnem-se esta semana em Bruxelas para trocar pontos de vista sobre formas de atingir esse objectivo.

Oportunidades

O fórum da Semana Verde English deste ano não é apenas sobre limitações ao consumo. Quanto maior for a eficiência dos recursos, maior é a gama de oportunidades em matéria de crescimento e emprego, uma vez que serão criados menos resíduos, o ambiente será mais limpo e os consumidores terão maiores possibilidades de escolha.

A Comissão apresentou propostas DeutschEnglishfrançais sobre o uso inteligente dos recursos naturais, a protecção do ambiente e o estímulo do crescimento económico. A abordagem, a debater durante a Semana Verde, visa reforçar a eficiência, a produtividade e a competitividade.

Economia competitiva

As empresas que fazem uma utilização eficiente das matérias-primas, da água e dos outros recursos destinados ao fabrico dos seus produtos encontram-se em condições de reduzir os custos e de ser mais competitivas.

Alguns sectores estão já a colher os frutos da inovação. É o caso da indústria do cimento, que está a começar a utilizar combustíveis e materiais alternativos (por exemplo, reciclados) para reduzir as suas emissões de CO2, diminuir os custos energéticos e produzir menos resíduos.

A utilização mais eficiente dos recursos naturais do nosso planeta faz parte dos objectivos comuns da UE em matéria de alterações climáticas, energia, transportes, matérias-primas, agricultura, pesca, biodiversidade e desenvolvimento regional.

Os debates que terão lugar esta semana abrangerão também temas como os produtos químicos mais ecológicos, competências, inovação e emprego ecológicos, o financiamento da eco-inovação e a reciclagem dos resíduos.

Fomento da inovação

Por último, no fórum serão exibidos projectos no domínio da natureza com um impacto positivo no ambiente, co-financiados pelo programa LIFE English da UE.

O projecto Stream, por exemplo, demonstrou várias técnicas inovadoras de recuperação fluvial ao longo do Rio Avon (Reino Unido).

Está igualmente prevista a realização de cerca de 30 eventos, nomeadamente em Portugal.

Mais sobre a abordagem da UE em matéria de ambiente English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis