Percurso de navegação

Cidades europeias mais ecológicas - 22/10/2010

Vitoria-Gasteiz e Nantes designadas "Capitais Verdes da Europa" em 2012 e 2013.

Depois de Estocolmo English , em 2010, e Hamburgo English , em 2011, chegou a vez de Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes (França) serem recompensadas pelos progressos que têm realizado para criar um espaço urbano mais ecológico.

O centro de Vitoria-Gasteiz, cidade designada "Capital Verde" para 2012, é rodeado por uma vasta "cintura verde", residindo todos os seus habitantes a menos de 300 metros de um espaço verde. A cidade fez também grandes esforços para reduzir o consumo de água e tem por objectivo passar a consumir menos de 100 litros/dia por habitante.

Nantes, a cidade vencedora de 2013, apostou numa ambiciosa política de transportes. Primeira cidade francesa a reintroduzir uma rede de eléctricos, Nantes tem hoje uma qualidade do ar invejável e tenciona reduzir em 25% as suas emissões de CO2 até 2020.

O prémio "Capital Verde da Europa" recompensa todos os anos cidades europeias que tenham dado um contributo excepcional em matéria de protecção do ambiente e de desenvolvimento sustentável. O júri baseia-se em onze critérios ambientais, tais como o contributo dos esforços locais para a luta contra as alterações climáticas ou o tratamento das águas residuais.

Quatro em cada cinco europeus vivem hoje em centros urbanos. A sua qualidade de vida depende, em larga medida, dos esforços desenvolvidos pelas cidades para melhorar o ambiente urbano mediante a criação de espaços verdes, a gestão dos resíduos e o desenvolvimento de redes de transportes públicos.

O prémio "Capital Verde da Europa" visa promover as cidades vencedoras como modelos a seguir em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.

Para mais informações sobre o prémio "Capital Verde da Europa" English
Apresentação de Vitoria-Gasteiz, Capital Verde da Europa em 2012 English
Apresentação de Nantes, Capital Verde da Europa em 2013 English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis