Percurso de navegação

Portugal entre os países com as praias mais limpas - 10/06/2010

Praia grega © EU

Embora a qualidade das águas tenha diminuído ligeiramente, os mares, lagos e rios da Europa continuam a ser suficientemente limpos para se poder tomar banho.

Este Verão, os europeus podem ir a banhos à vontade. Segundo um relatório hoje publicado, cerca de 96% das praias costeiras e 90% das praias fluviais e lacustres da UE satisfazem as normas mínimas de qualidade das águas balneares.

O relatório da UE tem por base amostras recolhidas em 2009 em águas onde o banho é autorizado ou, pelo menos, tolerado.

No que se refere às águas costeiras, os resultados são semelhantes aos de 2008. Em contrapartida, a percentagem das águas fluviais e lacustres não poluídas desceu ligeiramente em relação aos 92% do ano anterior.

Embora considere que estas variações de ano para ano são comuns, a Agência Europeia do Ambiente, responsável pela publicação do relatório anual, apela a um redobrar de esforços para garantir a qualidade das águas balneares.

As águas balneares da Europa são testadas em relação à presença de poluentes físicos, químicos e bacteriológicos. Os países devem satisfazer as normas mínimas estabelecidas na legislação da UE, mas podem optar por cumprir igualmente critérios adicionais mais estritos.

Tal como em 2008, a Grécia, Chipre, França e Malta são os países com as águas mais limpas, com mais de 90% das suas zonas balneares a cumprirem os critérios mais estritos. Em 2009, Portugal e a Bulgária juntaram-se a estes países, registando um melhoramento significativo em relação ao ano anterior.

Das cercas de 20 600 zonas balneares controladas em 2009, dois terços eram zonas costeiras. Aproximadamente 89% das zonas costeiras e 71% das zonas fluviais e lacustres cumpriam os critérios mais estritos.

Se desejar saber se a sua praia favorita está suficientemente limpa para poder tomar banho sem preocupações, leia o relatório DeutschEnglishfrançaisPDF ou consulte o novo portal interactivo sobre a qualidade das águas na Europa English (em inglês e francês).

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis