Percurso de navegação

Semana Verde de 2010: debater a biodiversidade - 01/06/2010

Cartaz da Semana Verde 2010 ©UE

Assinala-se hoje em Bruxelas a abertura da conferência anual da UE sobre ambiente, que reúne milhares de pessoas durante quatro dias de debate.

Como pôr cobro à perda de biodiversidade sem pôr em causa o desenvolvimento humano é um dos principais quebra-cabeças dos tempos modernos.

Especialistas de todo o mundo reúnem-se em Bruxelas esta semana para debater este problema.

Esta conferência aborda temas de grande actualidade: não só travar a perda de biodiversidade é um dos principais objectivos da UE no domínio do ambiente, mas a ONU designou 2010 Ano Internacional da Biodiversidade English .

Mais de 3000 cientistas, empresários, activistas ambientais e representantes governamentais participam na conferência, denominada Semana Verde English .

Por biodiversidade, entende-se a abundância e a variedade de espécies vegetais e animais e dos respectivos habitats. O conceito abarca variações da composição genética. Para assegurar a conservação dos ecossistemas da Terra é necessário um elevado número e uma vasta gama de habitats naturais e de espécies.

Ao destruir os habitats de plantas e animais, o Homem tem causado enormes perdas de biodiversidade. Segundo estimativas da ONU, o desaparecimento das espécies ocorre actualmente a um ritmo 100 a 1000 vezes superior à taxa de extinção natural. Um terço das 1 750 000 espécies vegetais e animais estão em risco.

A conferência debruçar-se-á sobre a importância da biodiversidade, os motivos por que tem vindo a diminuir e como se pode inverter a essa tendência. Em especial, examinar-se-á o funcionamento da rede Natura 2000, uma rede de zonas de conservação da UE, e será lançado um novo portal Internet que centraliza informações sobre biodiversidade na Europa.

Durante a Semana Verde, decorrerá também a cerimónia dos Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente English , que recompensam as empresas que fazem da luta contra as alterações climáticas parte das suas actividades diárias. Serão atribuídos quatro prémios a projectos que conciliam os interesses comerciais com uma consciência ambiental.

Entre os dez finalistas, seleccionados de entre 141 candidatos, figuram a Siemens, o Grupo Ferrovial, a Ecover e a Findus.

 

Semana Verde English

A biodiversidade diz respeito a todos

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis