Percurso de navegação

Rumo a Copenhaga - 30/11/2009

Depois das negociações de Banguecoque e Barcelona, qual a posição da UE?

A UE defenderá na conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas de Copenhaga que se conclua um acordo ambicioso, para evitar que o aquecimento do planeta atinja níveis desastrosos.

No Conselho Europeu de Novembro, os dirigentes europeus decidiram contribuir para um fundo destinado a ajudar os países em desenvolvimento a combater as alterações climáticas, embora sem avançar números concretos.

Contudo, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a UE está pronta a pagar a parte que lhe compete da "factura", que se calcula venha a atingir 100 mil milhões de euros por ano até 2020. Para começar, a Comissão propõe uma contribuição da UE de 5 a 7 mil milhões de euros por ano até 2012.

Dirigentes de todo o mundo vão reunir-se em Copenhaga em Dezembro a fim de elaborar um acordo sucessor do Protocolo de Quioto, adoptado pelos países desenvolvidos em 1997, que previa uma redução da emissão de gases com efeito de estufa em 5% em relação aos níveis registados em 1990.

Tendo em vista preparar a reunião de Copenhaga, foram realizados vários encontros preparatórios, nomeadamente em Bona, em Banguecoque e em Barcelona. Numa altura em que grandes poluidores como a China e os EUA anunciaram que também estão dispostos envidar esforços na matéria, a UE considera que as possibilidades de se chegar a um acordo significativo em Copenhaga são muito elevadas.

A UE já se comprometeu em reduzir as suas emissões até 2020 em, pelo menos, 20% em relação aos níveis de 1990. E esta percentagem poderia elevar-se até 30% se outros países assumissem compromissos equivalentes.

Recentemente, num encontro com empresários, Durão Barroso exortou-os a não esperarem pelo novo tratado: "Devemos agir agora porque é agora que as alterações climáticas estão a acontecer."

Negociações de Copenhaga: o contributo da UE English

Negociações de Copenhaga: sítio da Presidência sueca da UE Englishfrançaissvenska

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis