Percurso de navegação

Países da UE incitados a endurecer a legislação antitabaco.

A Comissão defende a proibição de fumar English em locais públicos em toda a UE até 2012.

Actualmente, todos os países da UE têm algum tipo de regulamentação destinada a proteger os cidadãos do tabagismo passivo e dos seus efeitos nocivos. Mas as regras variam muito de país para país.

O Reino Unido e a Irlanda têm a legislação mais rigorosa: proibição completa de fumar em locais de trabalho situados no interior e em locais públicos, nomeadamente restaurantes e bares. A Bulgária deverá adoptar medidas semelhantes em 2010.

A Grécia, a Itália, Malta, a Suécia, a Letónia, a Finlândia, a Eslovénia, a França e a Holanda adoptaram legislação antitabaco que ainda permite salas de fumo estanques.

A UE propõe agora a adopção de legislação uniforme para todos os 27 países a fim de regular o tabagismo de forma mais rigorosa nos locais públicos e nos locais de trabalho.

Foi estabelecida uma ligação entre o tabagismo passivo e as doenças cardiovasculares e o cancro do pulmão. Segundo dados de 2002, morreram cerca de 19 000 não fumadores na UE devido ao tabagismo passivo em casa ou no trabalho.

O tabaco é a primeira causa evitável de mortalidade na UE, ceifando cerca de 650 000 vidas por ano. Um em cada três europeus (cerca de 170 milhões) fuma.

No âmbito de uma nova campanha antitabaco, a UE convida as pessoas a enviarem vídeos com exemplos concretos de como deixar de fumar. Centenas de ex-fumadores responderam ao convite e os trabalhos podem ser vistos no sítio Web da campanha.

Uma vida sem tabaco

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis