Percurso de navegação

Lutar contra a droga é um dever de todos - 26/06/2009

Heroinómano a preparar injecção ©Reporters

Nova campanha apela à participação de todos

A UE apela a todos os europeus para que participem com iniciativas concretas e criativas na nova campanha contra a droga.

A campanha foi lançada a 26 de Junho numa cerimónia que assinala o dia internacional contra a droga organizado pelas Nações Unidas English .

Vinte e uma organizações aderiram imediatamente à campanha, tendo assumido o compromisso de tomar iniciativas de sensibilização para os riscos da toxicodependência. Entre essas organizações contam-se associações juvenis, caritativas e de apoio aos toxicodependentes.

Os participantes têm de realizar um plano de acção concreto, mas são eles que decidem as medidas a tomar. Para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos, os voluntários têm de assinar uma declaração.

O apresentador de televisão francês Nikos Aliagas, de ascendência grega, e o polaco Jerzy Owsiak, conhecido militante de causas sociais, animaram o evento.

Todos os anos, 7 000 a 8 000 pessoas morrem de overdose na Europa. A maior parte dos casos deve-se ao consumo de heroína, a principal causa de morte entre os jovens europeus, especialmente entre os jovens de sexo masculino residentes em zonas urbanas.

Além de criar grande dependência e de conduzir frequentemente a situações de overdose, a heroína contribui também para a propagação do HIV/SIDA e da hepatite C através de seringas contaminadas.

Acção Europeia sobre a Droga – compromissos DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis