Percurso de navegação

Mar europeu cada vez mais azul - 11/06/2009

As praias de Chipre, da Grécia, de França e de Malta são as mais limpas da Europa.

Boas notícias para os milhões de europeus que escolhem a praia para as férias de Verão. A grande maioria das praias da Europa está suficientemente limpa para se poder tomar banho. O mesmo acontece com os lagos e rios onde é autorizado tomar banho (ou onde tal não é proibido).

O relatório anual da Comissão sobre a qualidade das águas balneares revela que cerca de 96% das zonas balneares costeiras e 92% das praias fluviais e lacustres cumpriam as normas mínimas comunitárias em 2008, o que representou uma ligeira melhoria em relação a 2007.

As águas mais limpas encontram-se sobretudo em Chipre (98,2%), na Grécia (97,7%), em França (96,3%) e em Malta (94,3%). Cinco outros países tiveram também resultados positivos em mais de 80% dos sítios testados: Itália, Finlândia, Suécia, Portugal e Alemanha.

Em 2008, foram vistoriadas as águas balneares de 75 novos zonas. Das 21 400 zonas balneares inspeccionadas em toda a UE em 2008, dois terços são águas costeiras e o restante são rios e lagos.

A água é testada em relação a diversos parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos. A legislação europeia define valores mínimos a cumprir pelos governos nacionais e estabelece critéros adicionais para os países que queiram ir mais longe. Cerca de 89% das praias costeiras e 70% das praias fluviais e lacustres cumpriram as normas mais rigorosas.

A maior concentração de águas balneares costeiras encontra-se em Itália, seguida pela Grécia, França, Espanha e Dinamarca (por esta ordem). A Alemanha e a França são os países com maior número de águas balneares interiores.

Para saber se o seu destino de férias satisfaz as normas mínimas, consulte os relatórios anuais English e os mapas interactivos English do sítio Web da Comissão dedicado às águas balneares.

A sua estância balnear favorita está limpa? English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis