Percurso de navegação

Roaming dos SMS mais barato - 22/04/2009

A utilização dos telemóveis vai ficar outra vez mais barata para dezenas de milhões de pessoas que atravessam as fronteiras internas da UE todos os dias.

À semelhança do que já aconteceu com as chamadas de telemóvel feitas ou recebidas no estrangeiro, a UE vai agora estabelecer limites máximos para o preço do roaming dos SMS e de outros serviços de dados, que serão gradualmente reduzidos ao longo dos próximos três anos.

Com as férias de Verão à porta, esta redução é mais uma vitória para os consumidores europeus. Graças aos actuais limites do preço das chamadas vocais, os cidadãos europeus já poupam 60 % quando telefonam ou recebem chamadas no seu telemóvel no estrangeiro.

A partir de Julho, enviar uma mensagem de texto a partir do estrangeiro na UE custar-lhe-á no máximo 11 cêntimos, ou seja, menos de metade do preço médio actual de 29 cêntimos (preço muito superior ao que as pessoas pagam nos seus países). Receber um SMS noutro país da UE continuará a ser gratuito.

O preço máximo de uma chamada vocal irá também baixar de 46 para 43 cêntimos por minuto, conforme previsto. Em Julho de 2010 sofrerá uma nova redução para 39 cêntimos e em 2011 para 35 cêntimos, poupando-se assim no total 11 cêntimos em relação ao preço actual. Os utilizadores de telemóveis beneficiarão também de reduções de preços a nível das chamadas recebidas quando se encontram no estrangeiro. Os preços baixarão gradualmente de 22 para 11 cêntimos ao longo dos próximos três anos.

Estes preços não incluem o IVA.

Os preços de outros serviços de roaming, como o envio de mensagens electrónicas ou de imagens ou a navegação na Internet, serão reduzidos a nível dos preços cobrados pelos operadores entre si.

As novas disposições vão igualmente tentar pôr cobro às surpresas desagradáveis que poderão ter os clientes dos serviços de roaming ao receber a factura da navegação na Internet através de uma ligação móvel. Os clientes poderão optar sem custos suplementares por pagar um montante máximo mensal (em geral 50 euros). Os fornecedores terão então de alertar os seus clientes quando estes tiverem prestes a atingir o limite. A UE baixou pela primeira vez o preço das chamadas por telemóvel transfronteiriças English no seu território em 2007, depois de ter detectado que estas eram em média quatro vezes mais caras que as chamadas nacionais e que os preços variavam muito de país para país.

 

Roaming de dados e de mensagens de texto na Europa English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis