Percurso de navegação

Prémios para as cidades verdes - 23/02/2009

Estocolmo e Hamburgo designadas primeiras "capitais verdes". Almada fica em segundo lugar no concurso da Semana Europeia da Mobilidade, a seguir a Budapeste.

Com 74% da população europeia a viver actualmente em cidades com mais de 5000 habitantes, a necessidade de um desenvolvimento urbano ecológico e sustentável nunca foi tão grande. A UE procura incentivar essa evolução concedendo o Prémio da Capital Verde Europeia English . A atribuição do título de "Capital Verde Europeia" por um período de um ano destina-se a promover um tipo de vida urbano que não seja prejudicial para o ambiente e a reconhecer os esforços envidados pelas autoridades locais para resolver problemas ambientais.

Estocolmo e Hamburgo foram designadas as primeiras "capitais verdes". A capital sueca será a Capital Verde Europeia em 2010 English , sucedendo-lhe a cidade de Hamburgo em 2011 English .

O júri ficou especialmente impressionado com o vasto programa da cidade de Estocolmo destinado a melhorar a qualidade de vida através da depuração das águas, da redução da poluição sonora, de um sistema integrado de tratamento de resíduos, de um sistema de aplicação de taxas para combater o congestionamento do trânsito e da criação de áreas de recreio, nomeadamente de praias.

Por sua vez, Hamburgo, uma cidade com 1 800 000 habitantes e com uma excelente qualidade do ar, recebeu essa distinção graças às medidas de poupança de energia adoptadas pela cidade.

Outro prémio que goza de grande popularidade, o prémio da Semana Europeia da Mobilidade, foi atribuído à cidade de Budapeste pelos esforços envidados durante a semana da mobilidade English para sensibilizar o público para a poluição atmosférica causada pelo trânsito e para promover alternativas mais ecológicas.

Além de um conjunto de eventos e actividades para promover transportes urbanos sustentáveis, incluindo uma "corrida inteligente alternativa" na qual participaram várias personalidades conhecidas, a fim de demonstrar a eficácia dos transportes públicos, a capital húngara adoptou uma série de medidas permanentes, nomeadamente a expansão da área pedonal no centro da cidade, a melhoria das infra-estruturas de transportes e a criação de novas pistas para bicicletas e de parques de estacionamento em zonas bem servidas de transportes públicos (sistemas "Park and Ride"). A cidade portuguesa de Almada e a capital croata Zagreb foram as segundas classificadas.

Organizada todos os anos desde 2002, de 16 a 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade destina-se a promover a mobilidade sustentável. A semana da mobilidade de 2009 incidirá na contribuição dos transportes urbanos para o combate às alterações climáticas. Entre as actividades programadas, figura mais uma vez o encerramento das estradas à circulação de automóveis em toda a Europa.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis