Percurso de navegação

UE luta contra os incêndios e ajuda as vítimas das inundações - 25/08/2008

Mulher de idade de saco na mão avança com dificuldade com água pelos joelhos

O mecanismo de protecção civil foi activado na sequência dos pedidos de ajuda que a UE recebeu de vários países europeus.

Embora muitos europeus aguardem com impaciência o céu azul, os longos dias e as noites quentes que o caracterizam, o Verão pode também trazer condições climáticas extremas, tais como temperaturas excessivas e intempéries violentas ou mesmo mortais.

Os Verões na Europa caracterizam-se pela ocorrência de inundações e de incêndios florestais. Ao mesmo tempo que a Grécia tinha de fazer face a mais de 65 fogos a certa altura em pleno mês de Julho, as cheias assolavam várias regiões da Roménia e de alguns dos países vizinhos.

Em ambos os casos, os outros países da UE prestaram assistência. Quando chuvas torrenciais atingiram a Roménia, a Moldávia e a Ucrânia, ceifando vidas e semeando a destruição, o mecanismo de protecção civil da UE English recebeu pedidos de equipamento específico desses países. A UE coordenou os donativos, incluindo geradores, barcos de salvamento, tendas de campanha e bombas de extracção. Qualquer país, independentemente de pertencer ou não à UE, pode em caso de necessidade solicitar assistência para operações de socorro, ajuda humanitária ou reconstrução.

Em 2007, devido aos incêndios florestais na Grécia English 84 pessoas perderam a vidae e 2 700 km² de florestas, olivais e terrenos agrícolas foram destruídos. Este ano, a Grécia pediu ajuda em Julho, quando Rodes lutava contra os incêndios florestais que afectaram uma área de 15 km². O mecanismo de protecção civil da UE assegurou o empréstimo de cinco aviões de outros Estados-Membros para ajudar a extinguir os fogos.

Fora da Europa, este ano, a UE prestou já assistência à China, à Birmânia, à Bolívia e ao Equador, sob a forma de equipamento e especialistas, que avaliam o tipo de necessidades. Além dos 27 países da UE, contribuem também para o mecanismo a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

O Centro Comum de Investigação English da UE presta ajuda suplementar através da previsão de inundações, terramotos, incêndios e tempestades e da respectiva vigilância graças à tecnologia de satélite. Estas informações ajudam as pessoas a reagir com prontidão e eficácia às catástrofes naturais.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis