Percurso de navegação

Ganhe em forma, não em peso - inspire-se nos Jogos Olímpicos! - 14/08/2008

Adolescentes jogam futebol na praia.

Uma vez mais, o mundo assiste nos Jogos Olímpicos a demonstrações de velocidade, força e resistência sem precedentes. Mas enquanto os atletas tentam ultrapassar os seus próprios limites, a maioria de nós faz cada vez menos exercício físico.

O desporto é um aspecto fundamental da estratégia de luta contra a obesidade da UE English. Este fenómeno atingiu proporções assustadoras na Europa e no resto do mundo, trazendo consigo toda uma série de problemas de saúde, como a diabetes, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Os maus hábitos alimentares e a falta de actividade física são os principais culpados. Os europeus passam em média seis horas sentados, normalmente em frente a um ecrã de televisor ou de computador. Menos de um terço dos adultos tem uma actividade física regular intensa e mais de metade afirma não ter tempo para praticar mais exercício.

Mas o excesso de peso não afecta unicamente os países desenvolvidos, constituindo igualmente um problema em muitos países em desenvolvimento. Para a OMS, trata-se de uma epidemia mundial. Em alguns países da UE, quase metade dos adultos têm excesso de peso e muitos são obesos. Cerca de 30% das crianças europeias são demasiado gordas.

A Comissão quer que os governos promovam o desporto não apenas pelos seus aspectos competitivos, mas também pelos benefícios que traz para a saúde. Nem todos podemos ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas todos podemos praticar mais desporto para viver mais e melhor. Em 2007, a Comissão e a UEFA juntaram esforços na realização de uma campanha televisiva English com o objectivo de promover a actividade física. O vídeo mostra uma equipa de homens barrigudos que tentam jogar futebol sem se levantarem dos seus cadeirões.

A OMS recomenda pelo menos 30 minutos diários de exercício moderado para os adultos e 60 minutos para as crianças.

Para além dos benefícios para a saúde, o desporto fomenta valores como o espírito de equipa, a tolerância e o fairplay. Esta mensagem foi relembrada durante o campeonato europeu de futebol, em Junho, com a passagem de um pequeno filme antes de cada jogo que mostrava as reacções de diferentes adeptos ao assistirem ao mesmo golo.

Este vídeo é outra iniciativa conjunta da UE e da UEFA para contrariar as manifestações de racismo que têm ensombrado alguns jogos de futebol e sublinhar o poder de atracção universal do desporto. O mesmo vídeo será mostrado durante a próxima temporada da Liga dos Campeões.

Mais sobre a UE e o desporto English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis