Percurso de navegação

Incentivo à produção e a hábitos de consumo ecológicos - 16/07/2008

Um pacote de novas medidas encorajará os fabricantes a produzirem produtos mais ecológicos e a divulgá‑los melhor junto dos consumidores.

As medidas propostas, algumas obrigatórias outras facultativas, fazem parte de um novo plano de acção da Comissão English em matéria de concepção ecológica de produtos e de rotulagem energética e ecológica. Em conjunto, estas medidas poderão reduzir em 30 % a energia necessária para o aquecimento, a iluminação e a manutenção de edifícios.

As tendências actuais em termos de consumo e de produção têm um impacto significativo no ambiente, traduzindo‑se nomeadamente em emissões de gás com efeito de estufa, na poluição e no esgotamento dos recursos naturais. E, no entanto, há algumas formas simples de proteger o ambiente sem afectar a nossa qualidade de vida.

A UE já introduziu disposições sobre rotulagem energética English. As lojas que vendem electrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e fogões, são obrigadas a dar informações sobre o seu desempenho ecológico e energético. A Comissão propõe agora que se alarguem estas disposições a uma maior gama de produtos, como por exemplo as janelas. Efectivamente, o seu melhor isolamento poderá reduzir as facturas de aquecimento em 11 % e as emissões de gás com efeito de estufa em mais de 20 %.

O sistema de rotulagem é só uma parte da política industrial sustentável da UE English, que prevê incentivos para encorajar os fabricantes a desenvolver produtos e métodos de produção mais ecológicos. Esta abordagem contribuirá para que a Europa mantenha a sua vantagem competitiva face às economias emergentes como a China e a Índia.

As autoridades públicas têm também um papel na promoção de métodos de produção e de hábitos de consumo ecológicos. As autoridades nacionais, regionais e locais da UE consagram uma parte significativa do PIB dos seus países à construção, aos transportes, à limpeza e a outros bens e serviços. O novo plano estabelece metas para incentivar essas autoridades a adquirir produtos ecológicos e a investir no desenvolvimento destes últimos.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis