Percurso de navegação

Tem a certeza de que o seu local de trabalho é seguro? - 13/06/2008

Um trabalhador da construção a utilizar um computador portátil

O preço a pagar por locais de trabalho perigosos é demasiado alto tanto para os trabalhadores como para as empresas europeias.

Em cada três minutos e meio um cidadão europeu morre de uma doença ou de um acidente ligado ao trabalho. Embora as ausências por doença, os acidentes e as despesas com os seguros sejam indubitavelmente um encargo a pesar sobre os empregadores, não há nada que pague o sofrimento ou a perda de uma pessoa próxima. E estes custos não são só elevados para os trabalhadores e as respectivas famílias, há que ter também em conta os custos em matéria de cuidados de saúde suportados pela sociedade em geral. A Europa não se pode dar ao luxo de ter milhões de trabalhadores doentes ou vítimas de acidentes de trabalho.

Na sequência da publicação de recentes estatísticas alarmantes, a UE lançou uma campanha a nível europeu destinada a promover locais de trabalho mais saudáveis. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (OSHA), a prevenção dos riscos é essencial. Com efeito, a maior parte dos problemas pode ser evitada com uma simples avaliação dos riscos no local de trabalho.

Os empregadores têm a responsabilidade moral e jurídica de proteger os trabalhadores. A campanha, que deverá durar dois anos, informa os trabalhadores, as empresas e organizações sobre como reconhecer os perigos. Visa, em especial, estimular as PME a proceder à sua própria avaliação interna dos riscos e a elaborar planos de prevenção, incidindo em sectores de alto risco como a construção, os cuidados de saúde e a agricultura.

Antes de tudo, é necessário reconhecer os problemas e os sectores de risco, sejam eles materiais, equipamentos ou métodos de trabalho. Os próprios trabalhadores podem dar a sua ajuda. É igualmente importante reconhecer quem corre os maiores riscos no local de trabalho, por exemplo, as mulheres grávidas e as pessoas com deficiência ou problemas de saúde.

Os conselhos dados pela OSHA são claros: evitar situações de risco, substituir métodos e materiais perigosos por outros mais seguros, acompanhar as melhorias técnicas, formar e informar o pessoal e adoptar uma boa política de prevenção. As empresas devem compreender que só têm a ganhar se investirem em locais de trabalho mais seguros DeutschEnglishfrançais. Os trabalhadores saudáveis e motivados são mais produtivos, o que, por sua vez estimula a competitividade das empresas europeias.

Avaliação de riscos: a solução para locais de trabalho saudáveis (OSHA)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis