Percurso de navegação

Jogue no seguro: pré-registe as substâncias químicas! - 13/05/2008

A UE insta a indústria a registar as substâncias químicas no quadro do novo regulamento REACH sobre substâncias químicas e respectiva utilização segura.

A data-limite para o registo de substâncias químicas aproxima-se rapidamente. Se procederem ao "pré-registo" entre 1 de Junho e 1 de Dezembro de 2008, os importadores e os industriais podem evitar ensaios desnecessários bem como o adiamento do prazo para o registo definitivo.

O regulamento REACH English exige que todas as empresas sediadas na UE registem (ou pré-registem) as substâncias químicas English que produzam ou importem em quantidades significativas (igual ou superior a uma tonelada por ano). As informações apresentadas serão utilizadas para ponderar os riscos para a segurança e avaliar em que medida as substâncias químicas podem afectar a nossa saúde e o ambiente.

“A legislação REACH é a legislação em matéria de substâncias químicas mais ambiciosa do mundo” explicou o Comissário do ambiente, Stravros Dimas. “Representa uma valiosa contribuição para a gestão segura das substâncias químicas na UE.” Mais de 30 000 substâncias (ácidos, metais, solventes, etc.) são abrangidas pela obrigação de pré‑registo ou registo.

O pré-registo ajudará as empresas a partilharem informações e a reduzirem custos ao evitar ensaios desnecessários; permite-lhes também dispor de mais tempo para o registo definitivo. A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) propôs a prorrogação do prazo de 3 para 11 anos para empresas que procedam ao pré-registo.

As empresas que não procederem ao pré‑registo entre 1 de Junho e 1 de Dezembro de 2008 terão de parar imediatamente a produção ou a importação. Para reiniciarem a sua actividade, terão de passar directamente à fase de registo definitivo.

A 29 de Abril, o Gabinete Europeu de Substâncias Químicas (ECB English) comemorou quinze anos de vigilância das substâncias químicas perigosas. O período de pré-registo terá início no dia em que o ECB transfere oficialmente as suas competências para a nova ECHA.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis