Percurso de navegação

Produtos perigosos fora das lojas! - 17/04/2008

Consumidores europeus mais bem protegidos do que nunca graças a uma vigilância reforçada a nível nacional, afirma relatório anual RAPEX.

Os esforços da UE para detectar e retirar produtos de consumo perigosos do mercado estão a dar resultados. No ano passado, o sistema de alerta rápido RAPEX EnglishEnglish deu seguimento a 1605 notificações de produtos perigosos, ou seja, mais 53% do que em 2006.

Os Estados-Membros estão claramente a controlar os produtos de forma mais eficaz e o relatório anual de 2007 EnglishEnglish mostra um número maior de notificações de países anteriormente menos vigilantes.

Os brinquedos (417) lideram a lista dos produtos notificados em 2007, seguidos pelos veículos a motor (197), os electrodomésticos (156) e os cosméticos (81). É possível consultar as listas das notificações EnglishEnglish para ver quais os produtos notificados, por, nomeadamente, representarem um risco de ferimentos ou asfixia ou terem um mau isolamento eléctrico.

Em 2007, voltaram a ser os produtos provenientes da China a desencadear a maioria das notificações (700). Numa tentativa de resolução do problema, a Comissão organiza um seminário na China, em Junho, para informar funcionários e fabricantes chineses sobre a nova proposta em matéria de segurança dos brinquedos EnglishEnglish e levantar outras questões de segurança. Está igualmente prevista a realização de uma cimeira trilateral UE-EUA-China sobre segurança dos produtos, em Bruxelas, no mês de Novembro.

«A ideia subjacente ao RAPEX e a outros mecanismos de segurança é permitir aos cidadãos comunitários fazer as suas compras em paz, sem ter de se preocupar com a distinção entre produtos seguros e produtos perigosos» declarou a Comissária Meglena Kuneva.

Mais poderes para os consumidores EnglishEnglish

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis