Percurso de navegação

Não compre às cegas! - 10/03/2008

Consumidor com saco enfiado na cabeça

Prémio para a melhor campanha europeia de sensibilização dos consumiores.

A Finlândia é o vencedor do prémio europeu para a melhor campanha de defesa dos direitos do consumidor,  graças a um jogo na Internet destinado a informar os jovens consumidores sobre os seus direitos e obrigações enquanto consumidores em linha. Os resultados do concurso foram anunciados esta manhã pela Comissária responsável pela defesa do consumidor, Meglena Kuneva. A Irlanda, o Reino Unido, a Hungria, a Estónia e a Noruega receberam também prémios especiais nesta primeira edição do concurso europeu destinado a recompensar as melhores campanhas nacionais de sensibilização dos consumidores.

No total, houve 27 participantes nesta primeira edição do prémio para a melhor campanha de defesa do consumidor da UE English, que cobriu temas muito variados, desde os direitos dos passageiros aéreos até à fraude na Internet, passando pela publicidade e informações enganosas sobre os alimentos.

A partir deste ano, para assinalar o Dia Europeu do Consumidor English (15 de Março), o prémio será atribuído todos os anos à melhor campanha nacional de informação sobre os direitos dos consumidores.

Os consumidores bem informados podem influenciar a evolução do mercado e fomentar a concorrência. Este ano, o Dia Europeu do Consumidor chama a atenção para o facto de os consumidores nem sempre poderem fazer uma escolha com conhecimento de causa, por exemplo, porque não conseguem ver bem os preços ou não podem comparar facilmente as várias ofertas. A política dos consumidores deve corrigir essas situações.

A ideia subjacente ao dia do consumidor é sensibilizar os europeus para as questões da defesa do consumidor através de eventos organizados em toda a Europa, de centros de informação itinerantes e de seminários sobre os direitos do consumidor.

Problemas com um produto comprado noutro país europeu?Contacte a Rede dos Centros Europeus do Consumidor English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis