Percurso de navegação

Plano de ação da UE para produzir energia renovável a partir dos mares da Europa - 22/01/2014

Litoral

A UE tenciona criar um fórum sobre energia oceânica para promover uma fonte de energia renovável fiável e segura.

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação tendo em vista aumentar a quantidade de energia renovável obtida a partir dos mares e oceanos da Europa.

O plano destina-se a fomentar o setor emergente da «energia azul» (que abrange as tecnologias que podem captar a energia resultante das ondas, das marés e das variações de temperatura da água), reunindo a experiência e os conhecimentos técnicos nesta área num fórum da energia oceânica, criado para o efeito.

Grande potencial

O objetivo é reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e tornar o abastecimento energético da Europa mais seguro, criando uma fonte de energia renovável estável na região, que possa ser utilizada em conjunto com outras fontes de energias renováveis, como a energia eólica e a energia solar.

De acordo com a Comissão Europeia, os mares e os oceanos de todo o mundo encerram um potencial de energia suficiente para satisfazer as nossas necessidades energéticas - tanto as atuais como as futuras.

No entanto, a exploração deste potencial enfrenta alguns desafios importantes, nomeadamente relacionados com os elevados custos tecnológicos envolvidos e a necessidade de respeitar regras complexas em matéria de concessão de licenças.

Muitas vantagens

O novo fórum da energia oceânica terá por objetivo abordar alguns destes desafios. Espera-se que o apoio ao setor da energia azul contribua não só para proporcionar uma fonte de energia segura, mas também para melhorar o ambiente, criar postos de trabalho, em especial nas zonas costeiras, e gerar crescimento económico.

Comunicado de imprensa — Plano de ação para apoiar o desenvolvimento de energia azul 

Perguntas e respostas - Plano de ação para apoiar o desenvolvimento da energia azul English 

Energia oceânica — o que é?

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis