Percurso de navegação

A energia sustentável em destaque - 24/06/2013

Telhado de uma casa com painéis solares © iStock

De 24 a 28 de junho, decorre a edição de 2013 da Semana Europeia da Energia Sustentável, durante a qual associações locais, empresas, centros de investigação, organizações não governamentais e autarquias apresentam as medidas que estão a tomar para promover uma utilização sustentável da energia.

No âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável English , está prevista a realização de 26 eventos de norte a sul de Portugal.

Em Viana do Castelo, por exemplo, a semana é assinalada com vários eventos, entre os quais uma visita guiada ao Parque Eólico Outeiro-Carreço, no dia 28 de junho, para explicar o modo de funcionamento e as vantagens deste tipo de parques, e uma corrida de carros solares, no dia 29 de junho. Em Lisboa, a Agência Municipal do Ambiente organiza um seminário durante o qual será feito o ponto da situação relativamente às políticas de eficiência energética aplicadas a nível local e apresentado o caso prático da instalação de lâmpadas LED nos semáforos da cidade, com destaque para os resultados alcançados.

Em Bruxelas, serão entregues prémios a iniciativas inovadoras em matéria de energia sustentável. Entre os finalistas, está o projeto «Engage», no qual participam várias cidades portuguesas e que foi selecionado por contribuir para uma maior sensibilização, para a mudança das perceções e para um maior apoio à eficiência energética, através de atividades de comunicação específicas.

Uma série de conferências English terá igualmente lugar em Bruxelas, abordando temas como o armazenamento de energia, o financiamento da energia sustentável, os contadores inteligentes ou os combustíveis alternativos.

A UE fixou-se objetivos ambiciosos em matéria de energia para 2020, enquanto parte da sua estratégia para promover o crescimento e o emprego. No prazo de sete anos, as emissões de gases com efeito de estufa deverão diminuir, pelo menos, 20 % em relação aos níveis de 1990. Além disso, 20 % da energia consumida deverá provir de fontes de energia renováveis e a eficiência energética deverá aumentar 20 %.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis