Percurso de navegação

Alterações climáticas e energia: objetivos após 2020 - 04/04/2013

Lâmpada de baixo consumo de energia © UE

Consulta pública sobre as futuras políticas da UE em matéria de energia e alterações climáticas (2020-2030).

A UE estabeleceu objetivos em matéria de clima e energia para 2020 English : reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, diminuir o consumo de energia e promover as energias renováveis.

Porém, para manter o ritmo de progressão neste domínios após 2020, é necessário proceder desde já a consultas e a um exercício de reflexão. Este planeamento a longo prazo é essencial para incentivar um investimento precoce em novas infraestruturas e estimular a inovação e o desenvolvimento de tecnologias hipocarbónicas.

Neste contexto, a Comissão lançou uma consulta em linha English que decorrerá até 2 de julho de 2013. Participe e dê a sua opinião, respondendo às seguintes perguntas:

  • Que tipo de objetivos é necessário fixar para 2030 em matéria de clima e de energia e como quantificá-los?
  • Como definir uma estratégia equitativa que tenha em conta as necessidades e os recursos energéticos específicos de cada país da UE?
  • Como pode a estratégia energética da UE melhorar a competitividade da economia europeia?

As suas opiniões serão tomadas em conta nas propostas que a Comissão tenciona apresentar no final deste ano para estabelecer um quadro estratégico em matéria de clima e de energia para 2030.

As propostas visam melhorar a atual estratégia e ter em conta a evolução do cabaz energético da UE, da situação económica e das novas tecnologias.

Os objetivos mantêm-se, ou seja, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, assegurar o aprovisionamento energético da UE e apoiar o crescimento, a competitividade e a criação de emprego.

No âmbito da sua estratégia de redução das emissões de gases com efeito de estufa, a Comissão lançou também uma conulta DeutschEnglishfrançais sobre a forma de incentivar o desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de Co2.

As metas vinculativas para a utilização de energias renováveis estimulam o crescimento

Segundo um relatório sobre os progressos da UE no domínio das energias renováveis English , a atual política, baseada em metas vinculativas, gerou um forte crescimento neste setor.

Mais agregados familiares e empresas optariam por fontes de energia renováveis se isso implicasse menos burocracia, se essas fontes de energia estivessem mais bem integradas no mercado energético e se os programas de subvenções fossem mais claros e estáveis.

Mais informações sobre alterações climáticas e eficiência energética English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis