Percurso de navegação

Fazer mais com recursos escassos - 26/01/2011

Carregamento de madeira numa exploração florestal © UE

Iniciativa da UE sobre a utilização inteligente dos recursos naturais, protecção do ambiente e estímulo do crescimento económico.

A iniciativa DeutschEnglishfrançais da UE para uma utilização mais eficiente dos recursos naturais do planeta contribui para os objectivos comuns da UE em matéria de alterações climáticas, energia, transportes, matérias-primas, agricultura, pesca, biodiversidade e desenvolvimento regional.

A iniciativa faz parte da Europa 2020 English , nome por que é conhecida a estratégia da UE para gerar crescimento e emprego de forma sustentável. Para além de fomentar a conservação dos recursos essenciais (ar, água, terra, florestas, alimentos, etc.), a UE quer promover a reutilização e reciclagem de minerais e metais, essencial numa economia moderna.

Estas medidas contribuirão para reforçar a eficiência, a produtividade e a competitividade. As empresas que fazem uma utilização eficiente das matérias-primas, da água e dos outros recursos destinados ao fabrico dos seus produtos encontram-se em condições de reduzir os custos e de ser mais competitivas.

Alguns sectores estão já a colher os frutos da inovação. É o caso da indústria do cimento, que está a começar a utilizar combustíveis e materiais alternativos (por exemplo, reciclados) para reduzir as suas emissões de CO2, diminuir os custos energéticos e produzir menos resíduos.

Na Hungria, 56 empresas introduziram inovações em defesa do ambiente que lhes permitiram poupar 59 milhões de euros. Nos Países Baixos, um fabricante de produtos químicos que consumia 9 900 000 litros de água por dia passou a utilizar águas residuais domésticas, gastando assim menos 65% de energia e menos 500 toneladas de substâncias químicas por ano e diminuindo em 5000 toneladas as suas emissões de gases com efeito de estufa.

Fomentar a utilização eficiente dos recursos constituirá um dos princípios orientadores das medidas para diminuir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética em sectores como os transportes, a agricultura e a pesca, bem como preservar a biodiversidade, que a UE prevê adoptar.

Esses esforços constituem um incentivo para a inovação e ajudarão a reduzir a dependência europeia das importações.

A UE também proporá medidas em relação aos mercados de produtos de base, tendo em vista garantir um abastecimento seguro de matérias-primas.

Estas medidas são essenciais para o bem-estar económico da UE, já que o desenvolvimento registado na China, na Índia e noutros países intensifica a concorrência pelos recursos limitados a nível mundial e provoca uma escalada dos preços.

Na UE, os sectores da construção, químico, automóvel, aeroespacial e da maquinaria e bens de equipamento, que empregam 30 milhões de pessoas, dependem enormemente do acesso às matérias-primas.

Mais sobre a utilização eficiente dos recursos na Europa English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis