Percurso de navegação

Energia sustentável para a Europa - 22/03/2010

Durante a Semana Europeia da Energia Sustentável 2010, o novo Comissário Europeu da Energia apresentará a estratégia da UE para reduzir a dependência das energias fósseis.

O Comissário Günther Oettinger, que colocou a promoção da eficiência energética e das energias renováveis no topo das prioridades do seu mandato, apresentará a estratégia da UE neste domínio num discurso de abertura da Semana da Energia Sustentável.

Todos os anos, este evento marca o ponto alto da campanha europeia "Energia sustentável", destinada a promover junto dos cidadãos, das empresas e entidades públicas a produção e o consumo de energia a partir de fontes renováveis.

A Semana da Energia Sustentável, o maior fórum europeu sobre o futuro das energias sustentáveis, reúne os intervenientes no mercado e permite descobrir novas iniciativas e incentivar o investimento nas tecnologias limpas.

As propostas da Comissão contribuirão para estimular os debates e conferências que se realizarão em Bruxelas entre 22 e 26 de Março. Serão também organizados em toda a Europa 267 "Dias da Energia", onde serão propostas inúmeras actividades. Em Nicósia, os jovens serão convidados a participar num concurso de desenho e de cartazes sobre o tema. Em Barcelona, será representada uma peça de teatro com vista a sensibilizar as crianças para a importância da redução do consumo de energia.

Este ano, os temas centrais da Semana da Energia Sustentável são os transportes urbanos e o desenvolvimento de "smart grids", ou seja, de redes "inteligentes" de distribuição de electricidade, que recorrem às novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental.

Outro ponto alto da semana é a atribuição dos Prémios Europeus da Energia Sustentável English, que recompensam os projectos mais ambiciosos e inovadores neste domínio.

A energia sustentável ocupa um lugar central na estratégia económica da UE a longo prazo e na sua acção contra as alterações climáticas. Até 2020, a União estabeleceu como objectivos: reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa, melhorar em 20% a eficiência energética e aumentar para 20% a quota-parte de energias renováveis no consumo energético da UE.

Semana Europeia da Energia Sustentável English

Campanha europeia "Energia Sustentável"

Acção da UE contra as alterações climáticas

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis