Percurso de navegação

2011, Ano Europeu do Voluntariado - 06/01/2011

Logótipo do Ano Europeu do Voluntariado, com três braços entrelaçados © UE

Ao longo do ano de 2011, decorrerá uma campanha destinada a enaltecer o trabalho de voluntariado, a chamar a atenção para os seus desafios e a incentivar mais pessoas a envolverem-se em acções deste tipo.

O voluntariado é benéfico para todos e contribui para a reforço dos laços das comunidades. Para os voluntários, é uma forma de contribuir para a sociedade e de adquirir novas competências. Pode assumir muitas formas, tal como colaborar em associações desportivas, em escolas, em hospitais ou em associações de beneficência. Actualmente, cerca de 20% dos europeus dedicam parte do seu tempo a acções de voluntariado.

O Ano Europeu do Voluntariado DeutschEnglishfrançaisNederlands tem por objectivo incentivar mais pessoas a dedicarem-se a trabalhos de voluntariado:

  • reduzindo os obstáculos ao voluntariado;
  • recompensando o trabalho voluntário, por exemplo reconhecendo formalmente as competências adquiridas durante esse trabalho;
  • melhorando a qualidade do voluntariado através de acções de formação e assegurando que as competências dos voluntários correspondem ao trabalho de voluntariado em questão;
  • sensibilizando a opinião pública para a importância de que se reveste o voluntariado.

Ao longo do ano, um grupo de voluntários viajará pela UE para apresentar o seu trabalho. Durante a sua estadia de dez dias em cada país, encontrar-se-ão com responsáveis políticos para discutir as suas actividades.

Um equipa de 27 jornalistas voluntários cobrirá por turnos cada etapa dessa viagem e produzirá uma série de reportagens audiovisuais e escritas que serão transmitidas e publicadas nos meios de comunicação social e na Internet.

Ao longo do ano, serão realizadas quatro conferências de alto nível com o objectivo de avaliar as principais questões relacionadas com o voluntariado.

Os trabalhos a nível nacional serão coordenados pela Aliança EYV English, fundada em 2007, que reúne 33 redes europeias de voluntariado. No sítio Web da Aliança, os interessados podem encontrar informações sobre oportunidades de voluntariado, assumir um compromisso de trabalho voluntário por um determinado período de tempo e inclusive ver o total de horas de trabalho voluntário correspondente aos compromissos assumidos desde 1 de Janeiro.

Há muitos anos que a UE se esforça por promover o voluntariado. Em 1996, criou o Serviço Voluntário Europeu DeutschEnglishfrançais a fim de incentivar os jovens a realizar trabalho voluntário noutros países.

O Ano Europeu coincide com as actividades organizadas pela ONU para assinalar o décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis