Percurso de navegação

Intensificar a luta contra a pobreza e a exclusão social - 16/12/2010

Mendigo na rua © UE

Novo plano define uma estratégia para tirar 20 milhões de pessoas da situação de pobreza, um dos objectivos da UE para 2020.

Na UE, mais de 80 milhões de pessoas correm risco de serem arrastadas para uma situação de pobreza e o problema piorou com a crise económica, tendo os mais vulneráveis sido os mais afectados. Se se quiser atingir os objectivos da UE para 2020 English, é necessário começar a trabalhar já.

A Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social English fomentará novas formas de trabalhar e colaborar com as administrações e outros intervenientes para introduzir métodos mais eficazes e inovadores contra a pobreza.

Embora a luta contra a pobreza seja essencialmente da responsabilidade de cada país, os objectivos e abordagens a nível da UE estão a contribuir para uma maior eficácia das políticas nacionais em domínios como a pobreza infantil e as pessoas sem abrigo.

A Comissão quer fomentar a inovação na política social, recorrendo a pequenos projectos para avaliar o potencial das novas políticas ou reformas. Os países da UE devem aprender com a experiência dos outros para, assim, ajustar as suas políticas sociais e poder obter melhores resultados.

Nos próximos anos (sobretudo em 2011 e 2012) serão lançadas várias iniciativas, nomeadamente a coordenação da política de voluntariado e do intercâmbio de informações, a adopção de nova legislação e o financiamento de projectos. Algumas medidas específicas visarão aqueles que correm maior risco, como os jovens, as pessoas com deficiência e os grupos minoritários como os ciganos.

Combater a pobreza não significa necessariamente gastar mais. Um objectivo essencial é conseguir que as reformas levem a uma maior eficácia. A atenção centrada na inovação e na experimentação social ajudará a UE e os seus membros a identificar as áreas onde os recursos podem ser utilizados com maior impacto.

Estas iniciativas assinalam o início de uma nova fase das políticas europeias de inclusão social e beneficiarão do impulso gerado pelo Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

As actividades organizadas (mais de 700 projectos em 29 países) ao longo de 2010 mobilizaram todos os sectores da sociedade e ajudaram a manter o tema da pobreza no topo da agenda política.

Acção da UE contra a pobreza e a exclusão social

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis