Percurso de navegação

Em meados de Outubro, as jornadas europeias do emprego de 2010 irão reunir candidatos a emprego e empregadores oriundos de toda a UE para participarem em feiras do emprego, seminários e workshops.

Este Outono, as pessoas que estão à procura de emprego na UE (alunos que concluíram a escolaridade obrigatória ou o ensino secundário, licenciados ou pessoas que já têm experiência profissional) terão novamente a oportunidade de entrar em contacto com empregadores potenciais e informar-se sobre temas relacionados com os postos de trabalho e a mobilidade profissional na Europa.

Desde o início do ano, o mercado de trabalho europeu apresenta alguns indícios de recuperação: a taxa de desemprego da UE (9,6 %) tem-se mantido desde Fevereiro, o que aponta para a estabilização das taxas de emprego.

Porém, uma comparação com as taxas mais baixas de 9,1 % em Julho de 2009 e de 6,7 % em Julho de 2008, mostra que a crise continua a afectar o mercado do trabalho.

Por outro lado, numa Europa que se quer aberta, muitos europeus continuam a procurar soluções para a saída da crise e do desemprego apenas no seu próprio país. É aqui que as jornadas europeias do emprego de 2010 podem intervir positivamente: nesta 4.ª edição, em mais de 200 cidades, as pessoas que procuram emprego podem informar-se sobre as oportunidades oferecidas pela mobilidade profissional na Europa.

Nas feiras do emprego, as empresas podem avaliar as qualificações dos candidatos através de entrevistas in loco. Os candidatos a emprego que passam na entrevista têm assim a oportunidade de obter o emprego que mais lhes convém.

As conferências, as bolsas de informação e as feiras do emprego são organizadas em colaboração com o portal europeu de mobilidade profissional EURES, uma rede de cooperação dos serviços públicos de emprego europeus que conta com mais de 750 conselheiros.

O evento principal das jornadas é o Job Day Europe EnglishfrançaisNederlands que se realiza, em Bruxelas, no edifício Berlaymont (sede da Comissão Europeia) no sábado dia 2 de Outubro, entre as 10 e as 17 horas. Cerca de 40 empregadores estarão presentes com inúmeras ofertas de emprego.

Além disso, no âmbito de várias conferências e grupos de trabalho, os candidatos podem informar-se sobre temas relacionados com a sua procura de emprego noutros países europeus e obter dicas para as suas candidaturas.

Os interessados deverão efectuar a sua pré-inscrição em linha. A entrada é gratuita. Basta trazer pelo menos 10 cópias do seu currículo.

Mais sobre a política de emprego da UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis