Percurso de navegação

Cantar contra a pobreza - 03/08/2009

Concurso de música incentiva os jovens a ter voz activa contra a pobreza

Ninguém concede mais ajuda aos países em desenvolvimento do que a UE, que foi responsável por 60% da ajuda mundial ao desenvolvimento em 2008. Em 2005, o número de pessoas que viviam em condições de pobreza era já superior a mil milhões.

Os esforços da UE coadunam-se com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU Englishespañolfrançais, um dos quais consiste na erradicação da pobreza extrema, definida pelo facto de se ter menos de 1,25 dólares por dia para viver. Entre os outros objectivos, contam-se a universalidade do ensino básico universal e a redução da mortalidade infantil.

O programa da EU Eu luto contra a pobreza (I fight poverty) българскиčeštinaελληνικάEnglishfrançaislietuvių kalbapolskiRomâna procura implicar os jovens na luta contra a precaridade. O sítio Web da campanha incentiva os jovens europeus a colaborar, recorrendo, por exemplo, ao Serviço Voluntário Europeu DeutschEnglishfrançais para encontrar uma ONG que precise de ajuda. Explica também a política e os projectos de desenvolvimento da UE em domínios que vão da segurança alimentar à prevenção de conflitos.

Jovens compositores e grupos musicais também podem tentar a sua sorte participando no concurso "Música contra a pobreza" българскиčeštinaελληνικάEnglishfrançaislietuvių kalbapolskiRomâna. Qualquer jovem entre os 15 e os 30 anos pode candidatar-se apresentando uma canção sobre o tema do combate à pobreza e qualquer pessoa poderá votar pela Internet na sua canção favorita. O vencedor tem direito a gravar a sua canção num estúdio profissional e a apresentá-la em público em Estocolmo durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento 2009 Englishfrançais.

Este evento anual tem por objectivo criar uma coligação mundial contra a pobreza. Cerca de 4000 pessoas de 125 países debaterão os temas e iniciativas mais recentes. Todos os participantes podem organizar conferências, eventos, encontros e exposições, tendo assim inúmeras oportunidades para trocar ideias e lançar parcerias.

No final do ano, será também atribuído o Prémio Desenvolvimento para jovens ao melhor vídeo ou cartaz sobre o desenvolvimento humano em África.

Mais informações sobre a acção da UE em matéria de luta contra a pobreza Englishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis