Percurso de navegação

Microcrédito para os desempregados - 03/07/2009

Homem de fato e gravata consulta as ofertas de emprego©EC

A UE propõe um instrumento de microfinanciamento para incentivar os desempregados a criarem as suas próprias empresas.

Quando os economistas falam de microcrédito, referem-se geralmente aos pequenos empréstimos concedidos aos habitantes dos países pobres para que possam criar o seu próprio negócio.

Mas perante a pior recessão das últimas décadas, o microfinanciamento tem cada vez mais adeptos, inclusive nas economias mais ricas.

A Comissão propõe um instrumento de microfinanciamento English para conceder pequenos empréstimos aos desempregados que queiram criar um negócio e facilitar a expansão das empresas já existentes. A proposta consta do plano de acção para o emprego English.

Os empréstimos seriam reservados às empresas com menos de 10 trabalhadores, que representam mais de 90% das empresas da UE. Cada empresa poderia receber até 25 000 euros.

Devido à crise financeira, o crédito esgotou-se e milhões de pessoas perderam o emprego. Este ano, prevê-se no mínimo uma perda de 3,5 milhões de postos de trabalho em toda a UE.

"Queremos facilitar o acesso ao crédito às pessoas que perderam o emprego para criarem ou expandirem uma empresa e para poderem começar de novo", declarou o Comissário Vladimir Špidla. "Além disso, queremos ajudar as pequenas empresas, para que continuem a crescer apesar da crise."

Serão reafectados ao novo instrumento de microcrédito cerca de 100 milhões de euros de fundos disponíveis da UE. Esta dotação poderia elevar-se a mais de 500 milhões de euros graças aos fundos concedidos por outras instituições financeiras como o Banco Europeu de Investimento.

Os jovens que desejam criar ou ampliar uma pequena empresa poderão beneficiar de asistência financeira, assessoria e formação para elaborar um plano comercial.

Se a proposta for aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, o instrumento de microfinanciamento poderia estar operacional no próximo ano.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis