Percurso de navegação

1ª Cimeira da UE dedicada às populações ciganas - 16/09/2008

Os ministros dos Estados‑Membros reúnem‑se com políticos europeus em Bruxelas para a 1ª Cimeira dedicada aos problemas das populações ciganas, uma das minorias étnicas da UE.

Esta reunião de alto nível realiza‑se no seguimento de um relatório da UE DeutschEnglishfrançais publicado em Julho, segundo o qual a referida minoria étnica continua a ser vítima de discriminação e de exclusão social, não obstante os esforços desenvolvidos para a sua integração.

Na Cimeira English organizada pela Comissão participaram cerca de 400 pessoas, nomeadamente representantes da comunidade cigana e defensores dos direitos humanos. A Cimeira teve três objectivos:

  • sensibilizar a opinião pública para as necessidades destas populações;
  • identificar as formas mais eficazes de melhorar as suas condições de vida;
  • assumir o compromisso de agir.

 

A Comissão apelou a um esforço conjunto por parte da UE e dos Estados‑Membros para integrar os ciganos na sociedade. Insta ainda os governos nacionais a redobrar esforços para facilitar o seu acesso às escolas, à habitação, ao trabalho e aos serviços de saúde.

Na UE, vivem entre 10 e 12 milhões de ciganos (um termo genérico que abarca várias comunidades). Os ciganos, historicamente uma das minorias étnicas mais perseguidas na Europa, são ainda hoje alvo de violência racial. Muitos ciganos vivem em comunidades com um elevado grau de pobreza, desemprego e analfabetismo, estando sujeitos a uma discriminação institucional profundamente entranhada na sociedade, sobretudo a nível da habitação, da educação e da segurança social .

No período de 2000-20006, a UE despendeu 275 milhões de euros em projectos dedicados especificamente aos ciganos. A este montante somaram se mil milhões de euros destinados aos grupos desfavorecidos em geral. A Comissão está ainda empenhada em garantir a aplicação das leis de combate à discriminação e a coordenação das políticas dos Estados‑Membros que afectam as comunidades ciganas.

Esta Cimeira é a reunião de mais alto nível dedicada às populações ciganas jamais organizada pela UE. De entre os oradores figuraram o Presidente da Comissão, Durão Barroso, e o ministro dos negócios estrangeiros francês, Bernard Kouchner. As conclusões da Cimeira ajudarão a determinar a estratégia a seguir em 2009.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis