Percurso de navegação

Derrubar as barreiras da ignorância por meio do diálogo - 30/04/2008

Grupo de jovens da Europa e do Magrebe brandindo diferentes bandeiras

Sete debates para melhor vivermos juntos a diversidade.

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural é marcado por uma série de debates que servirão de base para definir a futura estratégia da União Europeia em prol do diálogo intercultural. Cada um dos debates reúne comissários europeus, deputados, actores da sociedade civil, membros de grupos de reflexão, jornalistas e estudantes em torno de um tema.

O próximo encontro, organizado a 14 de Maio, terá por tema o diálogo inter-religioso. Este diálogo é agora mais necessário do que nunca, dado vivermos numa época em que se exacerbam as afirmações de identidade e os fundamentalismos religiosos.  Como promover o respeito mútuo e a compreensão entre os povos e as religiões, como valorizar a nossa diversidade cultural e religiosa, e unir os cidadãos para além das convicções e credos serão as grandes questões do terceiro debate do ano.

Os dois primeiros debates tratam do impacto das migrações no diálogo intercultural e do papel da cultura e da arte na compreensão entre os povos. Estão já agendados quatro outros encontros para o resto do ano. O programa inclui o diálogo intercultural no local de trabalho, o multilinguismo, a educação e, por último, o papel dos meios de comunicação social.

Os debates estão abertos a todos e pode inscrever-se ou dar a sua opinião no fórum em linha uma semana antes e uma semana depois da data do debate.

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural oferece uma ocasião para participar na construção de uma forma de «viver melhor em conjunto». Para além dos debates, serão realizados, durante todo o ano de 2008, projectos destinados aos jovens, projectos culturais ou sobre cidadania e ainda 27 projectos nacionais.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis