Percurso de navegação

Optimismo no mercado do emprego da UE - 22/02/2008

Trabalhadores de uma empresa em pé a aplaudir

Milhões de novos postos de trabalho e redução do desemprego – as reformas nacionais começam a dar resultados, mas o desemprego dos jovens ainda é preocupante.

O último relatório da Comissão sobre o emprego DeutschEnglishfrançais apresenta um quadro animador da situação: nos dois últimos anos, foram criados cerca de 6,5 milhões de postos de trabalho na UE, prevendo-se a criação de mais 5 milhões de empregos até 2009. O desemprego deverá baixar para menos de 7% este ano, fazendo descer o número de desempregados para o nível mais baixo registado desde meados da década de 80.

"Começam a colher-se os primeiros frutos das reformas do mercado do trabalho", declarou o Comissário europeu responsável pelo emprego, Vladimír Špidla. "O desemprego estrutural foi reduzido de um terço desde 2004 e a taxa de emprego da UE, actualmente de 66%, está muito mais próxima do nosso objectivo global de 70%."

Metade dos Estados-Membros da UE – e já não só alguns como em 2006 – procuram activamente assegurar uma maior flexibilidade do mercado de trabalho, reforçando simultaneamente a segurança do emprego. A estratégia da "flexigurança" visa adaptar os mercados do trabalho à evolução resultante da globalização, reduzir o desemprego estrutural e facilitar a transição para um mercado do trabalho mais aberto.

Embora a taxa de emprego dos trabalhadores mais velhos e das mulheres tenha aumentado, continuam a existir problemas com o desemprego juvenil, que ronda os 17,4%. A situação dos jovens, que estão duas vezes mais expostos ao desemprego do que o conjunto da força de trabalho, constitui uma preocupação para muitos Estados-Membros.

Isto explica-se em parte porque cerca de um em cada seis jovens abandona a escola prematuramente. Para reduzir a taxa de abandono escolar, a UE preconiza um aumento do investimento em programas de educação e formação a fim de melhorar o nível de habilitações obtido.

Deverá ser apresentado um outro relatório – sobre protecção social e inclusão social DeutschEnglishfrançais – em 25 de Fevereiro.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis