Percurso de navegação

Campanha «Atenção! Mais Carga Não!» chega ao fim - 19/02/2008

Trabalhadores da construção numa aula de aeróbica

A campanha de prevenção das doenças músculo-esqueléticas encerra com uma cerimónia em Bilbau.

Nove empresas europeias serão homenageadas pelas suas contribuições importantes e inovadoras no domínio da prevenção das doenças músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho na cerimónia de encerramento da campanha «Atenção! Mais Carga Não!», a 26 de Fevereiro.

A conferência dará aos profissionais da segurança e saúde no trabalho as informações mais actualizadas, bem como a oportunidade de tomarem conhecimento em primeira mão dos resultados da campanha. As doenças músculo-esqueléticas afectam milhões de trabalhadores na Europa, em especial os trabalhadores manuais, enfermeiros, secretários e operadores de máquinas. Pelo menos um quarto dos trabalhadores europeus sofre de dores de costas ou musculares.

A resolução destas perturbações requer uma abordagem dupla: é necessário não só prevenir as doenças músculo-esqueléticas, mas também ajudar as pessoas com esses problemas a permanecerem na vida activa.

A campanha promoveu uma abordagem de gestão integrada que incluiu:

  • a cooperação entre empregadores, empregados e governos,
  • a busca de soluções para a questão da sobrecarga no corpo que leva às doenças músculo-esqueléticas,
  • a confirmação em funções, a reabilitação e o regresso ao trabalho das pessoas que sofrem ou que sofreram de doenças músculo-esqueléticas.

A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho publicou também um relatório especial intitulado “Regresso ao trabalho” que analisa as formas de enfrentar as doenças músculo-esqueléticas no trabalho e oferece um panorama das iniciativas europeias e internacionais na matéria.

Programa e inscrição no evento

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis