Percurso de navegação

Pessoa a segurar num par de binóculos com moedas de euro no lugar das lentes © UE

Prioridades do pacote de recomendações económicas e orçamentais para 2014, nomeadamente em matéria de luta contra o desemprego e de restabelecimento da concessão de crédito bancário à economia.

O maior desafio que a economia europeia enfrenta atualmente consiste em assegurar a continuação da recuperação atualmente em curso. É esta a principal mensagem da Análise Anual do Crescimento English (en) deste ano, adotada hoje pela Comissão. A sua adoção assinala o início do quarto Semestre Europeu de coordenação das políticas económicas, num contexto marcado pelo início do relançamento do crescimento e pelos progressos registados pelos países da UE no sentido de corrigir desequilíbrios anteriores à crise.

É por este motivo que, para o próximo ano, a Comissão mantém a sua estratégia equilibrada para o crescimento e o emprego, bem como as suas cinco prioridades principais:

  • prosseguir uma consolidação orçamental diferenciada e favorável ao crescimento
  • restabelecer a concessão de crédito bancário à economia
  • promover o crescimento e a competitividade a curto e longo prazo
  • combater o desemprego e as consequências sociais da crise
  • modernizar a administração pública

A este respeito, o Presidente Durão Barroso afirmou: «A economia europeia encontra-se num ponto de viragem. O árduo esforço da UE começa a dar os seus frutos e o crescimento está a regressar lentamente. A Análise Anual do Crescimento para 2014 identifica os domínios onde são necessárias reformas mais ambiciosas para assegurar uma recuperação duradoura que garanta o pleno emprego.»

A Análise Anual do Crescimento mostra como é que os vários países se estão a adaptar ao processo de coordenação das políticas económicas, recentemente reforçado no âmbito do Semestre Europeu, e colaboram de forma mais eficaz com base em regras comuns.

Comunicado de imprensa: Semestre Europeu de 2014: reforçar o relançamento

Semestre Europeu de 2014 (infografia) pdf - 7 MB [7 MB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Previsões económicas da UE: recuperação gradual, riscos externos

Comunicado de imprensa sobre o pacote de supervisão orçamental DeutschEnglishfrançais

Ficha informativa sobre os pareceres da Comissão relativos aos projetos de planos orçamentais dos países da zona euro DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis