Percurso de navegação

Ter em conta os fatores sociais na definição da política económica - 07/10/2013

O Comissário europeu dos assuntos sociais e do emprego, László Andor, numa conferência de imprensa.

A UE defende que fatores sociais sejam tidos em conta no processo de elaboração dos orçamentos.

De acordo com um plano apresentado na semana passada, será criado um «painel social» para complementar os dados económicos tidos em conta quando os orçamentos nacionais são acordadas com os governos dos países da UE.

O referido painel de avaliação basear-se-á em cinco indicadores principais:

  • taxa de desemprego
  • taxa dos jovens que não trabalham nem frequentam qualquer tipo de ensino ou formação
  • rendimento disponível das famílias
  • desigualdades
  • taxa de risco de pobreza

Ter em conta fatores sociais, não só económicos

De acordo com o referido plano, os sindicatos e as organizações patronais deverão ser mais estreitamente implicados na definição da política económica.

A proposta faz parte de uma série de medidas destinadas a melhorar a arquitetura da governação económica, na sequência da crise financeira.

O plano vem também na linha de uma recente cimeira que concluiu que os 28 países da UE devem encontrar formas mais eficazes de controlar as condições económicas e sociais.

Esta proposta deverá também contribuir para o debate sobre a dimensão social da integração económica na Europa numa cimeira da UE, no final de outubro.

Lutar contra o desemprego

Quase um quarto dos jovens da zona euro encontram-se atualmente desempregados. Todavia, existem grandes diferenças entre as taxas de desemprego juvenil dos vários países da UE.

A taxa mais elevada é a da Grécia (62,9 %) e a mais baixa a da Alemanha (7,7 %). Para solucionar este problema, a UE pretende reduzir os custos e os obstáculos à mobilidade entre países por motivos de trabalho.

Espera-se que o novo painel permita identificar numa fase inicial potenciais problemas sociais, facilitando, por conseguinte, a tomada de medidas preventivas para lhes fazer face.

Se se chegar a acordo nesse sentido com o Parlamento Europeu e os governos dos países da UE, o painel de avaliação social será integrado no processo de tomada de decisões económicas já a partir do próximo ano.

Comunicado de imprensa - Painel de avaliação social

Perguntas frequentes sobre o painel de avaliação social DeutschEnglishfrançais

Estratégia europeia de crescimento

Apelar à tomada de medidas para ajudar os desempregados

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis