Percurso de navegação

Objetivo: estabilidade, crescimento e emprego - 29/05/2013

Bandeiras dos 27 países da UE © UE

Pacote de recomendações dirigidas a 23 países da UE e à zona euro com orientações relativas às políticas orçamental e económica para 2013-14

As recomendações específicas por país English (en) da Comissão são o resultado de uma análise económica rigorosa da situação em cada país da UE, com base nos planos de reforma orçamental e económica apresentados por cada governo nacional em abril.

As recomendações – que não se aplicam aos países atualmente sujeitos a um programa de ajustamento macroeconómico, ou seja, Grécia, Irlanda, Portugal e Chipre – têm em conta a situação económica de cada país e contêm conselhos específicos para dinamizar a competitividade, o crescimento económico e a criação de emprego.

As recomendações fazem parte integrante da estratégia da Comissão para ajudar a Europa a ultrapassar a crise, reduzir o desemprego e atingir um crescimento sustentável.

Uma avaliação geral pdf - 351 KB [351 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr) da evolução da situação revela que a maioria dos países registou progressos em matéria de redução do défice orçamental e de medidas de execução destinadas a aumentar a competitividade. No entanto, alguns países necessitam de agir mais rapidamente.

Os países da UE devem igualmente intensificar as medidas destinadas a lutar contra o desemprego, com uma atenção especial no aumento do emprego dos jovens. Além disso, os governos deverão proceder a reformas do ensino e da formação para assegurar que os candidatos a emprego têm as competências necessárias para o atual mercado de trabalho.

Devem igualmente ser envidados mais esforços para incentivar as empresas a investir e a criar postos de trabalho, bem como para fomentar investimentos adicionais na investigação, na inovação e na utilização eficiente dos recursos.

A Comissão emitiu também recomendações gerais para a zona euro pdf - 61 KB [61 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr) e adotou uma série de decisões no âmbito do procedimento relativo aos défices excessivos .

Próximas etapas

As recomendações inserem-se no «Semestre Europeu», o ciclo anual de coordenação das políticas económicas da UE, no âmbito do qual os governos europeus se consultam mutuamente sobre as suas políticas orçamentais e económicas, com base em prioridades gerais propostas pela Comissão.

Os dirigentes europeus debaterão as recomendações na sua reunião de 27 e 28 de junho. Após a sua aprovação no decorrer do mês de julho, as recomendações serão integradas nos seus orçamentos e planos de reforma económica nacionais para 2013-14.

A Comissão e os governos da UE acompanharão de perto a execução destas medidas.

Mais informações sobre o Semestre Europeu

Análise do crescimento (2013) pdf - 109 KB [109 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis