Percurso de navegação

Previsões económicas para 2012-2014: saída progressiva da zona de turbulência - 22/02/2013

Alguém segurando binóculos por cima de uma mesa com um gráfico de barras © istock/RBFried

De acordo com as últimas previsões da Comissão, a retoma do crescimento será mais gradual do que inicialmente previsto, embora as condições dos mercados financeiros da UE tenham melhorado substancialmente desde o verão de 2012.

Na sequência de um segundo semestre de 2012 dececionante, prevê-se um crescimento económico lento de apenas 0,1% em toda a UE e uma contração de 0,3% na zona euro em 2013.

A melhoria da situação dos mercados financeiros ainda não se traduziu em crescimento e as perspetivas para 2013 continuam a ser modestas. Todavia, à medida que o processo de redução dos desequilíbrios anteriores ao eclodir da crise for avançando, assistir-se-á a uma retoma do crescimento, que deverá situar-se entre 1,6% na UE e 1,4% na zona euro em 2014.

Desemprego

A atual debilidade da atividade económica deverá conduzir este ano a um aumento das taxas de desemprego, que deverão atingir 11,1% na UE e 12,2% na zona euro.

Inflação

A inflação deverá baixar gradualmente na UE no decurso de 2013 e estabilizar-se, no próximo ano, em cerca de 1,7% na UE e 1,5% na zona euro .

Finanças públicas

As medidas de caráter orçamental que muitos Estados-Membros estão a aplicar deverão conduzir a uma redução dos défices orçamentais para 3,4% na UE e 2,8% na zona euro em 2013.

Novas previsões económicas de inverno

Estas projeções fazem parte das primeiras previsões económicas de inverno English da Comissão Europeia para a zona euro e para toda a UE (publicadas em 22 de fevereiro). As novas previsões fazem parte dos esforços da UE para reforçar a supervisão das economias e das finanças públicas nacionais, na sequência da crise económica e financeira. As previsões dizem respeito ao crescimento do PIB, à inflação, ao emprego e às finanças públicas durante o período de 2012 a 2014.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis