Percurso de navegação

Previsões da primavera: perspetivas de lenta recuperação - 11/05/2012

Olhando por uns binóculos junto a uma mesa com um gráfico de barras © istock/RBFried

Segundo as estimativas, a economia da UE encontra-se atualmente em ligeira recessão, mas prevê-se uma lenta recuperação ainda este ano, a partir do segundo semestre.

De acordo com as previsões da primavera English , publicadas em 11 de maio, o PIB real deverá estagnar este ano na UE e registar uma ligeira contração na zona euro. Contudo, as medidas tomadas pela UE para dar resposta à crise da dívida contribuíram para aliviar as tensões no mercado financeiro. Pressupondo que os investidores e os consumidores readquirirão um certo grau de confiança, prevê-se uma recuperação gradual da procura interna.

Prevê-se igualmente uma retoma gradual do crescimento a partir do segundo semestre de 2012, com uma progressão mais rápida em 2013. Este ano, o PIB deverá estagnar na UE e registar uma contração de 0,3% na zona euro. Em 2013, prevê-se um crescimento de 1,3% na UE e de 1% na zona euro.

No entanto, a situação mantém-se frágil e a recuperação far-se-á a ritmos diferentes nos países da UE, nomeadamente devido às diferentes necessidades de ajustamento estrutural, custos de financiamento e sustentabilidade das finanças públicas.

Em geral, a retoma prevista do crescimento deverá conduzir a uma melhoria da situação dos mercados de trabalho em 2013, sem que isso se reflita de imediato na taxa de desemprego, que deverá manter-se em 10,3% na UE e em 11% na zona euro, tanto em 2012 como em 2013.

Não obstante o abrandamento da atividade económica em 2011, a situação das finanças públicas na UE melhorou significativamente, devendo os défices orçamentais continuar a diminuir em 2012 e 2013.

Quanto à inflação, deverá diminuir gradualmente para se situar abaixo dos 2% em 2013.

Mais informações sobre as previsões económicas para a UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis