Percurso de navegação

Previsões intercalares: ligeira recessão com sinais de estabilização - 23/02/2012

Alguém segurando binóculos por cima de uma mesa com um gráfico de barras © istock/RBFried

Estagnação da economia da UE e ligeira recessão na zona euro previstas para 2012. Retoma de um crescimento moderado prevista no segundo semestre do ano.

As últimas previsões intercalares English da Comissão Europeia, apresentadas em 23 de fevereiro, apontam para uma estagnação da economia da UE e para uma ligeira recessão na zona euro. No entanto, prevê-se o regresso a um crescimento moderado no segundo semestre do ano.

Globalmente, o PIB deverá manter-se inalterado na UE e registar uma contração de 0,3% na zona euro em 2012. Em 17 países da UE, deverá registar-se uma taxa de crescimento positiva. Noutros, a situação será menos favorável devido ao atual clima de incerteza dos mercados, à crise da dívida pública e à redução da procura de exportações. Assim, em 2012, o PIB deverá estagnar num desses países e registar um crescimento negativo nos outros nove.

Inflação

Num contexto de aumento dos preços da energia e da fiscalidade indireta, a inflação mantém-se acima da taxa prevista. Em geral, para 2012, prevê-se atualmente uma taxa de inflação de 2,3% na UE e de 2,1% na zona euro.

Perspetivas a nível da procura interna e mundial

As perspetivas económicas são condicionadas por uma economia mundial menos favorável, sendo as exportações líquidas europeias afetadas pela diminuição da procura mundial. O grau de confiança das empresas e dos consumidores europeus mantém-se baixo, embora tenha registado recentemente uma ligeira melhoria, à medida que o setor financeiro começa a dar sinais de estabilização.

Por outro lado, num contexto de procura reduzida, as condições de crédito não deverão restringir o investimento nem o consumo durante o período abrangido pelas previsões. Em geral, espera-se uma retoma gradual da confiança e uma recuperação do investimento e do consumo no segundo semestre de 2012.

Contexto

As presentes previsões intercalares constituem uma atualização das perspectivas de evolução em todos os países da UE. Habitualmente, as previsões intercalares – publicadas em fevereiro e em setembro – actualizam apenas as perspectivas de evolução das principais economias da UE. As previsões completas da primavera e do outono abrangem o crescimento, a inflação, o emprego e as finanças públicas em todos os países da UE e em alguns países terceiros. As próximas previsões da primavera serão publicadas em 11 de maio de 2012.

Mais informações sobre as previsões económicas intercalares da primavera para 2012 English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis