Percurso de navegação

Previsões económicas da Primavera confirmam a retoma da economia europeia - 13/05/2011

Peões numa rua muito movimentada © Thinkstock.com

A economia da UE continuará a recuperar gradualmente e registará um crescimento de cerca de 1,75% em 2011.

A economia europeia continuará a recuperar gradualmente, sendo as actuais previsões para 2011 ligeiramente melhores do que as do Outono passado. Prevê-se que o PIB aumente cerca de 1,75% este ano, devendo este valor aproximar-se dos 2% em 2012.

Estas previsões baseiam-se em perspectivas mais favoráveis para a economia mundial e no optimismo que se faz sentir, em geral, no sector empresarial da UE.

No entanto, a inflação está a aumentar mais rapidamente do que o PIB, enquanto o desemprego diminui a um ritmo mais lento.

O preço das matérias-primas faz subir a inflação

A evolução da inflação reflecte o aumento do preço das matérias-primas, sendo este um dos maiores problemas com que nos confrontamos desde o Outono. Prevê-se que a inflação atinja este ano, em média, quase 3% na UE e 2,50% na zona euro, devendo baixar para 2% e 1,75%, respectivamente, em 2012.

No que respeita ao mercado de trabalho, a situação deverá melhorar lentamente nos próximos 18 meses. Após uma ligeira descida de um quarto de ponto percentual, a taxa de desemprego deverá situar-se em cerca de 9,25% em 2012.

A situação das finanças públicas deverá melhorar, prevendo-se uma descida do défice orçamental para cerca de 3,75% do PIB até 2012. Mas as perspectivas continuam bastante variáveis de país para país.

A Comissão publica previsões económicas quatro vezes por ano. As previsões da Primavera e do Outono incidem sobre o crescimento, a inflação, o emprego, os défices orçamentais e as dívidas públicas de todos os países da UE e de alguns países terceiros.

As previsões intercalares, habitualmente publicadas em Fevereiro e em Setembro, são menos abrangentes, limitando-se a analisar a evolução registada nas principais economias desde a previsão anterior.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis