Percurso de navegação

Lançar os alicerces da recuperação económica - 13/01/2011

Pessoas a fazer um puzzle com a forma do símbolo do euro © iStock/lonely snail design

Relatório estabelece dez prioridades para fazer face aos principais problemas económicos da UE, marcando o início do primeiro «Semestre Europeu».

A análise anual do crescimento DeutschEnglishfrançaisPDF constitui a primeira etapa de um novo sistema destinado a ajudar os governos nacionais a melhorarem a coordenação das suas respostas aos principais problemas económicos da UE.

Este relatório faz parte do novo «Semestre Europeu», durante o qual os vários governos da UE participam numa troca de experiências relativas à formulação das respectivas políticas orçamentais e económicas. Colaborando, assim, desde o início, a nível das políticas económicas, será mais fácil para os países da UE prosseguirem os mesmos objectivos e resolverem problemas comuns.

A análise define dez prioridades a seguir pelos países da UE para relançar a economia e criar postos de trabalho, em conformidade com o pacto de estabilidade e crescimento da UE e a nova estratégia Europa 2020 English a favor do crescimento e do emprego. Entre essas prioridades, figuram a redução do número de desempregados, a reforma dos regimes de pensão, a redução da despesa pública e o aproveitamento ao máximo do potencial do mercado único.

As próximas etapas do Semestre Europeu são:

Março - com base nos resultados da análise anual do crescimento, os governos dos países da UE chegam a acordo quanto às prioridades económicas;

Abril - os governos dos países da UE apresentam à Comissão, para avaliação, as suas estratégias para os respectivos projectos de orçamento;

Junho e Julho - O Conselho de Ministros da UE (que representa os governos da UE) dá orientações especificamente para cada país à luz da avaliação das propostas nacionais e, juntamente com o Conselho Europeu, emite conselhos estratégicos antes de os países concluírem os trâmites de aprovação habituais dos respectivos orçamentos pelos parlamentos nacionais.

De acordo com um inquérito EnglishPDF realizado à escala da UE, 77% dos europeus consideram que uma maior coordenação das políticas económica e orçamental dos países membros ajudaria a lutar contra a crise económica.

Mais sobre o Semestre Europeu English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis