Percurso de navegação

Estónia adopta o euro em 1 de Janeiro - 15/07/2010

Jyrki Katainen, Jürgen Ligi, Olli Rehn, Didider Reynders, Siim Kallas, Franc Križanic © EU

Depois da luz verde do Parlamento, Banco Central e outras instituições europeias, este país báltico obtém a aprovação definitiva dos ministros das finanças da UE.

Esta decisão põe termo ao processo de aprovação iniciado em Maio, quando a Comissão concluiu que a Estónia cumpria todos os requisitos para adoptar a moeda comum europeia.

Em 1 de Janeiro de 2011, a Estónia será, assim, o 17.º país a adoptar o euro, que substituirá a coroa estónia.

A situação das finanças públicas da Estónia é boa, o que consolida a posição deste país na zona euro. No ano passado, o défice orçamental estónio foi de 1,7% do PIB, um valor bem inferior ao limite de 3% estabelecido pela UE, enquanto a dívida pública não ultrapassava 7,2% do PIB.

A economia estónia é muito flexível e, embora não seja imune à crise, mostrou ser capaz de se adaptar e de funcionar com uma taxa de câmbio fixa ao longo de quase duas décadas.

Mas a adopção do euro não representa o fim dos esforços: enquanto país da zona euro, a Estónia deverá continuar a instaurar políticas que sustentem o crescimento e limitem o risco de um aumento excessivo da procura interna.

Nos próximos meses, a Comissão e o Banco Central Europeu colaborarão com a Estónia com vista a assegurar uma passagem para o euro sem sobressaltos. Está igualmente prevista uma campanha de informação para familiarizar os estónios com a nova moeda.

O euro foi lançado em 1999 como moeda virtual, utilizada apenas para pagamentos sem numerário e para efeitos contabilísticos. As moedas e notas de euro só entraram em circulação três anos depois.

Com os 1 200 000 milhões de cidadãos estónios, a população da zona euro passará a contar 330 milhões de habitantes. As mais recentes adesões à zona euro foram as da Eslováquia (2009), Chipre e Malta (2008) e Eslovénia (2007).

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis